PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, outubro 29, 2010

ELEIÇÕES 2O1O/Segundo Turno [In:] DEBATE GLOBAL

...

INTERVALO

BLOCO 1

29 min
Dilma Rousseff Tréplica
O cadastro de criminosos já existe no Brasil. Há um cadastro chamado InfoSeg, e o Infopen, e o que estamos fazendo agora é juntar os dois cadastros. Fizemos acordo com a Justiça para juntar o cadastro das pessoas julgadas para aumentar a capacidade de ação. Eu considero muito importante a parceria do governo federal com os estados. Criamos a Força Nacional de Segurança Pública, não tem necessidade de chamar o Exército. A segurança das fronteiras é feito pela Polícia Federal, e estamos usando os aviões não tripulados, para localizar a entrada de armas e drogas.
28 min
José Serra Réplica
A questão de Segurança Pública, pela Constituição, cabe aos estados, mas o governo federal deve se jogar nessa luta, no combate às drogas. Por isso, eu quero fazer o Ministério da Segurança, porque o crime organizado é cada vez mais nacional. Enquanto a droga estiver entrando e a arma estiver entrando, por mais que se adote medidas, não serão suficientes. Tem estados que têm um sistema sobre informações sobre o crime. Tem que fazer um fichário nacional criminal, tem que ter essa integração. Por isso, eu quero o ministério para baixar mesmo a criminalidade.
25 min
Dilma Rousseff Resposta
Acontece no Brasil inteiro, uma das coisas graves no Brasil é a segurança. Sempre houve um problema: o governo federal falava que era responsabilidade dos estados. Eu acho tão grave este problema que acho que o governo federal tem que trabalhar com os estados e municípios. Precisamos melhorar as polícias dos estados. Considero também que temos que dar condições dos estados montarem centros de referência, tanto na investigação quanto na perícia. Com certeza não pode ter a impunidade. Eu proponho a política de polícias comunitárias. Teria monitoramento.
24 min
Pergunta
A eleitora Vera Lúcia Bezerra, de Fortaleza (CE), questiona Dilma sobre Segurança Pública: o que a senhora poderia fazer para acabar com os problemas de insegurança?
23 min
José Serra Tréplica
Na questão da corrupção o exemplo tem que vir de cima, tem que ser implacável para quem cometer irregularidade. Não pode passar a mão na cabeça. Evidente, todo mundo pode pecar, mas uma boa escolha minimiza os erros. A controladoria Geral da República é importante, mas acho que é um cargo de confiança do presidente, por isso, não tem independência, e até política eleitoral, e atrapalha os ataques aos órgãos de fiscalização. O dinheiro do governo é de todos nós, e tem casos que até hoje não aconteceu nada, como dossiê dos aloprados, e ninguém foi condenado, não tem processo. Isso é um mau exemplo, até para os outros partidos. mas quero te cumprimentar pela importância da pergunta.
22 min
Dilma Rousseff Réplica
Eu considero que nos últimos anos, quando nós profissionalizamos a PF, nós vimos uma porção de escândalos serem apurados. Isso resultou num combate à corrupção bastante forte. Mal feito vai ocorrer, é importante investigar e punir, doa a quem doer, atinja a quem atingir. Há outro elemento, que é a CGU, que foi responsável pela investigação no caso dos sanguessugas.
19 min
José Serra Resposta
A corrupção chegou a níveis insuportáveis, tanto no desvio do dinheiro público, até no amor próprio da sociedade, que se vê comprometida com estes péssimos exemplos. O trabalho começa em fortalecer os órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas, Ministério Público e imprensa, que no Brasil a imprensa descobre a grande parte das irregularidades. A imprensa não pode ser coibida, pressionada por conta disso. E a Justiça e Legislação, porque o grau de impunidade espanta no Brasil. Nós temos que pensar em primeiro lugar nestes aspectos. Em segundo, o exemplo tem que vir de cima. O presidente tem que escolher bem as suas equipes e punir os erros.
17 min
Pergunta
O eleitor Lucas Andrade, do Distrito Federal, pergunta ao presidenciável tucano: o que fazer para mudar a corrupção?
16 min
Dilma Rousseff Tréplica
Nós comentamos o crédito, que era de R$ 4,2 bilhões, subiu para R$ 6 bilhões, e acredito que o crédito agrícola é feito com juros subsidiados, não é o mesmo tipo de juros cobrados em outros créditos. Criamos o seguro agrícola, que reduz a pobreza do campo. A melhor coisa é a compra direto do alimento do agricultor, com o PAA, vou ampliar este programa para mais 500 mil agricultores. Considero a agricultura familiar fundamental.
15 min
José Serra Réplica
O produtor precisa de renda. Para ter renda, ele tem que ter crédito. O fato é que a agricultura familiar tem um endividamento muito elevado. Precisa ter preço, para ter renda. Com os juros altos e a moeda valorizada, o agricultor do RS, por exemplo, perde para a Argentina e o Uruguai. Falta muita infraestrutura, falta estrada para trazer os insumos. Nós temos também agora uma inflação de alimentos. Não são alimentos apenas sazonais, são aumentos muito altos. A inflação de alimentos está o dobro da que está para o consumidor médio.
12 min
Dilma Rousseff Resposta
No RS, nós tivemos uma das melhores experiências nestes últimos anos, e vou levá-la para todo o Brasil que é a Agricultura Familiar, que foi beneficiada pelo Luz para Todos. Hoje tem energia elétrica que permite o uso de irrigação. Além disso, o PAA, eu queria destacar que a cada dez tratores vendidos, oito foram vendidos para a agricultura familiar, com financiamento do governo Lula. Tem que ser dado ao filho do agricultor as mesmas condições da cidade. No Minha Casa Minha Vida 2 separamos casas para a zona rural, para garantir uma qualidade de moradia a estes moradores.
10 min
Pergunta
O eleitor Robinson Luís Puhl, de Porto Alegre, pergunta a Dilma: qual é a prosposta para manter o jovem no campo e a garantia de renda?
9 min
José Serra Tréplica
Eu defendo um mérito e a valorização do mérito com bonificação, quando as metas forem atingidas. Isso estimula as pessoas, isso pode ser feito com muita clareza na Educação, nós chegamos a fazer a avaliação de todas as escolas, e naquelas que foram registradas melhoras, pagamos até três salários a mais. Dirigentes regionais de saúde, de ensino, tem uma série de cargos. O que eu passei a fazer, e em Minas também, certificação de qualidade. Não pode nomear qualquer um. Tem que ter um currículo, uma folha de serviços melhor. Com isso, diminuímos a política no funcionalismo. Quando eu era ministro, fiz isso na Funasa, não por coincidência, esse decreto foi revogado, e daí a Funasa passou a ser totalmente politizada.
7 min
Dilma Rousseff Réplica
Nós defendemos no governo uma política de valorização, por isso criamos um piso do magistério, temos uma politica de valorização também dos policiais. Eu vou ter um compromisso muito forte com a Educação. Todo mundo esquece que quem garante a qualidade é o professor. Eu sou contra que se mantenha serviços terceirizados e precários.
4 min
José Serra Resposta
É preciso ter um funcionalismo qualificado, um funcionalismo que atenda ao servidor público. Eu quero uma valorização de carreiras. No Brasil tem que haver muito avanço nesta área. O concurso valoriza o mérito. Isso vale para Educação, para Saúde. Eu creio que o serviço público valorizado, de boa qualidade, melhora a auto-estima das pessoas. Mas é preciso ter bom exemplo de cima. Eu defendo que o funcionário de tempo integral, depois de sua carreira, tenha uma aposentadoria integral.
3 min
Pergunta
A eleitora Misterly Rego, de São Paulo, pergunta a José Serra sobre funcionalismo público: Quais suas propostas para atender ao mesmo tempo o cidadão e o funcionário público?

ANTES DO DEBATE

O debate da TV Globo terá três blocos. Os candidatos terão que responder perguntas de eleitores indecisos, que foram selecionados pelo Ibope. Dos questionamentos feitos, foram selecionados 12 sobre variados temas, como segurança, educação, meio ambiente, política social, transporte, saneamento, entre outras questões.
Dilma e Serra já estão no estúdio. Ao chegarem ao local, os dois se cumprimentaram com um aperto de mão.
Vários políticos e personalidades já chegaram aos estúdios da TV Globo para assistir ao debate. Entre eles, a senadora eleita por São Paulo Marta Suplicy (PT); o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM); o ex-governador de Minas Gerais e senador eleito Aécio Neves (PSDB), além do vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e do presidente do PSDB, Sérgio Guerra.
Os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) já chegaram aos estúdios da TV Globo para participar do debate. Os dois chegaram de helicóptero ao local - a petista chegou primeiro.
A TV Globo realiza nesta sexta-feira, após a novela "Passione", o último debate entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) neste segundo turno.

Nenhum comentário: