PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, abril 05, 2013

''COM AÇÚCAR E COM AFETO..." (Chico Buarque)

05/04/2013
Copersucar é líder global em açúcar


O Brasil é o maior supridor global de açúcar desde 1995, quando desbancou a União Europeia e a Austrália. Mas esse negócio sempre foi liderado por tradings multinacionais, tendo à frente a americana Cargill. Na safra atual, encerrada em 31 de março, a relação de forças mudou. A Copersucar, trading brasileira que já havia se tornado a primeira em etanol ao comprar a americana EcoEnergy no ano passado, assumiu a liderança mundial na comercialização de açúcar, com a venda de 8 milhões de toneladas. A Cargill, em segundo lugar, movimentou 7 milhões de toneladas.

Copersucar se torna líder global em açúcar

Por Fabiana Batista | De São Paulo


O Brasil é o maior fornecedor global de açúcar desde 1995, quando desbancou União Europeia e Austrália nas exportações da commodity. Esse negócio sempre foi liderado por tradings multinacionais, e há pelo menos dez anos a americana Cargill é quem dava as cartas. Na última safra (2012/13), encerrada em 31 de março, as forças mudaram. A brasileira Copersucar assumiu a dianteira desse mercado, em consequência de sua própria estratégia agressiva de expansão e também da decisão da Cargill de recuar nessa frente, ao menos temporariamente.


A Copersucar, que no fim do ano passado já havia se tornado a maior trading de etanol do mundo, ao comprar o controle da empresa americana EcoEnergy, comercializou 8 milhões de toneladas de açúcar na temporada encerrada em 31 de março, cerca de 1 milhão a mais que no ciclo anterior. Já a movimentação da Cargill, que chegou a 9 milhões de toneladas em 2011/12, caiu para cerca de 7 milhões de toneladas, segundo fontes de mercado. As mesmas fontes dizem que a decisão da múlti de recuar foi tomada após perdas registradas na operação.


"As equipes da empresa estão muito desfalcadas, tanto no Brasil como em Genebra [Suíça], onde fica o comando dessa área", disse um trader ao Valor. Em nota, a Cargill informou que sua estratégia está direcionada a negócios de maior rentabilidade, com foco em margem, e não apenas em volume comercializado. A companhia afirmou que segue líder em açúcar, mas não revelou os volumes movimentados.

Conforme fontes da área, a estratégia da Cargill mudou após a queda de 56% em seu lucro líquido no exercício 2012, que começou em junho de 2011 e terminou em maio do ano passado. Pesaram nesse resultado negativo perdas em açúcar e algodão. Essa teria sido a razão da saída do executivo líder da área de açúcar da múlti, Jonathan Drake, que estava há 26 anos na companhia.

Com Drake, saíram quase todos os "executivos-chave" da operação. "Quase todo o comando mudou. Na Suíça, tomaram a frente os traders de grãos. No Brasil, também houve uma debandada e o líder foi para uma concorrente", afirma uma fonte. No auge, a americana chegou a movimentar globalmente 12 milhões de toneladas. Apesar de ter operações com diversas commodities em todo o mundo, a Cargill origina no Brasil cerca de 70% do açúcar que movimenta. Estima-se que 30% do volume da empresa vem de entregas na bolsa - com a liquidação física de suas posições compradas.

Outra questão que pesou é a própria mudança do mercado brasileiro de produção e comercialização de açúcar: tradings viraram usinas e usinas se fortaleceram na venda direta ao destino. Estima-se que, só com a estratégia mais agressiva das concorrentes Louis Dreyfus Commodities e Bunge na compra de usinas de cana no Brasil - entre 2009 e 2010 - a Cargill tenha perdido "usinas-clientes" que lhe vendiam 1 milhão de toneladas de açúcar.

Além disso, a empresa perdeu espaço portuário. Ficou com metade da operação que tinha no Terminal de Açúcar do Guarujá (Teag) depois que a Dreyfus comprou a Santelisa Vale e levou junto a parte da trading Crystalsev no terminal. "Quando a sociedade no Teag era com a Crystalsev, quem operava era a Cargill. Com a entrada da Dreyfus, a americana ficou só com 2 milhões de toneladas de capacidade", diz outro trader.

O apetite menor da Cargill, cuja receita global total alcança US$ 133 bilhões, coincidiu com a maior agressividade da Copersucar, que deverá faturar R$ 16 bilhões na safra 2012/13. Nas últimas três safras, a brasileira expandiu sua originação de açúcar no Brasil de 5,2 milhões de toneladas (2009/10) para 8 milhões de toneladas (2012/11), com a produção garantida de suas sócias, que respondem por mais 85% do total.

A empresa ampliou a capacidade de seu terminal portuário de 5 milhões para 7,5 milhões de toneladas e criou uma companhia de afretamento marítimo com a maior refinaria do mundo, a Al Khaleej Sugar (AKS), que lhe trouxe a vantagem logística que faltava. Também abriu recentemente uma subsidiária na China para ganhar mercado na Ásia, em compras e vendas de açúcar. "Temos um modelo de negócio com foco em açúcar bruto e que integra toda a cadeia, desde a produção, a logística e o destino", diz o presidente da Copersucar Paulo Roberto de Souza.

Os concorrentes reclamam que a brasileira tem uma estratégia agressiva de descontos aos clientes, sobretudo do VVHP, um açúcar bruto de maior qualidade e que hoje responde por um terço do volume exportado pela empresa. Mas a Souza rebate dizendo que a Copersucar está crescendo sem destruir margem. "Por estarmos em toda a cadeia, temos vantagens operacionais que os concorrentes não têm", explica.

Do total de 8 milhões de toneladas originadas em 2012/13 pela Copersucar, 6 milhões de toneladas foram embarcados ao exterior e 2 milhões, foram vendidos no mercado interno. Em 2013/14, a empresa pretende elevar seu volume total de açúcar para 9 milhões de toneladas. A Copersucar vende para as 12 maiores refinarias de açúcar do mundo sendo que, em algumas, é responsável por 60% a 70% do suprimento da commodity.
-----------

Nenhum comentário: