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terça-feira, agosto 06, 2013

FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORTE-SUL (FINS). ''OS FINS JUSTIFICAM OS FIOL''

06/08/2013
Trilhos da Fiol podem custar R$ 559 milhões


Por André Borges | De Brasília


A estatal Valec publicou o edital para aquisição dos trilhos que serão usados na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia. A data de abertura do pregão está marcada para 18 de setembro, quando acontece também a abertura dos envelopes na sede da empresa, em Brasília. Serão adquiridas 147 mil toneladas de trilhos para os trechos que ligam Barreiras, no extremo oeste do Estado, a Ilhéus, no litoral baiano. A licitação foi dividida em cinco lotes que compreendem os mil quilômetros do traçado da ferrovia. Vence a licitação a empresa que apresentar o menor preço global por cada lote. O valor estimado pela Valec para aquisição total dos trilhos é de até R$ 559 milhões.

Com essa licitação, a Valec coloca na rua quase R$ 1 bilhão para compra de trilhos. No mês passado, a estatal lançou o edital para adquirir outras 95,4 mil toneladas de lingotes de aço, material que será usado na extensão sul da Ferrovia Norte-Sul, entre as cidades de Ouro Verde, em Goiás, e Estrela D"Oeste, em São Paulo. A licitação foi dividida em três lotes e as empresas interessadas deverão entregar suas propostas e habilitações até 2 de setembro. O valor estimado para cada lote é de R$ 136,8 milhões, somando cerca de R$ 410,3 milhões. O pregão da Norte-Sul está marcado para 9 setembro.

Todo o material será importado. O Brasil é um dos maiores exportadores de minério de ferro do mundo, mas não tem nenhuma fábrica local de trilhos. Por isso, é obrigado a trazer tudo de fora. Os trilhos da Norte-Sul serão entregues no porto de Santos (SP), enquanto as barras de aço da Fiol terão como destino o porto de Ilhéus.

Reportagem do Valor, publicada na semana passada, mostrou que os mil quilômetros da Fiol, que deveriam ter sido concluídos no dia 30 de julho, não tem nenhuma barra de trilho instalada até hoje. No trecho de 500 km que liga as cidades de Barreiras e Caetité, as operações de abertura do traçado e pavimentação sequer começaram. O traçado está impedido de avançar por conta de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), além de pendências de licenciamento ambiental que não foram atendidas.


No trecho, a reportagem flagrou fábricas de dormentes fechadas há dois anos, sem nunca terem sido utilizadas, alojamentos de trabalhadores lacrados e equipamentos de grande porte, como britadeiras, ao relento.


No segundo trecho, entre Caetité e Ilhéus, as operações foram retomadas no início deste ano. Até agora, apenas 21% das operações de infraestrutura foram executadas. Ao todo, esse trajeto de 500 km tem cerca de 7 mil trabalhadores mobilizados. Todos estão empenhados na abertura do traçado da ferrovia e na produção de dormentes. O atraso na chegada dos trilhos preocupa as empreiteiras.

Em entrevista ao Valor concedida na semana passada, o ministro dos Transportes, César Borges, prometeu aumentar a pressão sobre as construtoras para que a Fiol finalmente avance. O ministro visitou alguns canteiros de obra e disse que o cronograma atual do governo será cumprido. A meta é entregar o trecho entre Ilhéus e Caetité até o fim do ano que vem. A outra metade da Fiol, que liga Caetité a Barreiras, ficaria pronta até dezembro de 2015. Um terceiro trecho de 500 quilômetros da ferrovia tem previsão de estender seu traçado até a Norte-Sul, na cidade de Figueirópolis (TO). Esse projeto, porém, não tem data para sair do papel.


adicionada no sistema em: 06/08/2013 02:39

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