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quarta-feira, julho 18, 2007

APAGÃO AÉREO & "ASAS DE ÍCARO"

Caixa-preta do Airbus é encontrada; mortos são ao menos 184


SÃO PAULO - No início da madrugada desta quarta-feira, 18, a equipe de Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar a caixa preta do Airbus 300, da TAM, que explodiu, na terça-feira, à noite, com 176 passageiros vindos de Porto Alegre. Todos os passageiros morreram no acidente, que já é considerado como o maior da história da aviação brasileira. 'Vira! Vira! Vira!'. Estas foram últimas palavras ouvidas pela torre de controle do aeroporto de Congonhas de dentro da cabine do Airbus A320 da TAM, segundo um oficial da Aeronáutica. A aeronave derrapou na pista, atravessou a Washington Luiz e bateu em um prédio da companhia aérea e em um posto de gasolina do outro lado da avenida. No início da manhã, por volta das 6 horas, a TAM incluiu mais três nomes na lista de passageiros que teriam morrido no acidente. Ao todo, são 184 nomes de vítimas do acidente. Do total, 179 eram pessoas a bordo do vôo JJ 3054, que saiu de Porto Alegre às 17h16, e outras cinco que estariam no prédio da TAM. Segundo o oficial, que investiga a tragédia e repassa as informações diretamente ao alto comando da Aeronáutica, o acidente durou alguns segundos, entre o pouso e o choque, que, por volta das 17h15, causou uma explosão que consumiu o avião e destruiu o prédio. Antes do pouso, diz ele, o comandante foi informado pela torre de que a pista estava molhada e escorregadia. Após o primeiro toque no solo, quando tudo parecia bem, a torre já disparou um aviso para o avião seguinte, que aguardava a vez para pousar. No momento do choque a aeronave estava a cerca de 180 km/h, velocidade típica de quem tentara arremeter depois de constatar que fora impossível pousar. O resgate foi suspenso pouco depois das 22h30 por causa do desabamento de uma parede. A Aeronáutica informou que o aeroporto de Congonhas não irá abrir às 6 horas desta quarta-feira, como ocorre normalmente. No entanto, a reportagem do estadao.com.br pôde apurar que por volta das 6 horas, os guichês de atendimento funcionavam normalmente em Congonhas. Desmentindo as autoridades que disseram que as atividades no aeroporto só voltariam ao normal quando a vistoria na pista estivesse finalizada. A TAM cancelou 19 vôos para todo o País nesta manhã e pede aos passageiros que remarquem por telefone. A pista auxiliar vai operar, mas com restrições, que não foram especificadas pela Infraero. Até as 4h15, pelo menos 56 corpos haviam sido resgatados dos escombros, sendo que destes, 33 não estavam carbonizados, pois foram jogados para fora do avião no momento do acidente. Pelo menos 15 feridos haviam sido atendidos nos hospitais da zona sul. Sobre os passageiros, a TAM informou que notificou os familiares antes de divulgar a lista. Os familiares dos passageiros começaram a chegar ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ´no início da noite, protagonizando cenas de desespero. Um senhor gritava indignado pedindo pela lista de passageiros. Os mais exaltados foram contidos por amigos. O deputado federal Julio Redecker (PSDB-RS) estava a bordo do avião. A liderança do PSDB lamentou o acidente e, em nota, do senador Arthur Virgilio (AM), diz que há meses o partido "denuncia os problemas sobejamente conhecidos que afetam o tráfego aéreo e os principais aeroportos do País e reclamando providências das autoridades". O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula estabeleceu um gabinete de crise para acompanhar o caso e cancelou toda a agenda até sexta-feira. A caixa-preta da aeronave já foi encontrada e será periciada. Na reunião com Lula, questionava-se se o acidente poderia ter sido provocado pela liberação da pista de Congonhas sem as ranhuras que ajudam a segurar os pousos de grandes aviões, que só começariam a ser feitas no próximo dia 25 de julho. O agente de segurança de vôo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho, confirmou ao Estadão essa hipótese: "Era de se esperar que isso ocorresse. Um avião lotado, portanto, pesado, um dia de chuva e com empoçamento de água, o piloto fica sem ter como controlar o avião". Para o governo federal, é cedo para tirar conclusões sobre o acidente. Marcia Barros, que estava perto do local no momento do acidente, afirmou ao estadao.com.br que houve uma explosão logo após a colisão. Por volta de 20h30, o prédio começou a desabar. Uma testemunha teria visto o momento em que o avião vinha pousando, entrou um depósito e pegou fogo. O Corpo de Bombeiros enviou 50 equipes para controlar o incêndio. Havia muitos curiosos no local, que atrapalhavam o trabalho dos bombeiros e do resgate. O primeiro foco de incêndio foi controlado por volta das 21h15, mas no início da madrugada ainda havia chamas no prédio. Segundo um bombeiro, o avião foi inteiramente destruído. Estadão, foto Paulo Liebert/AE.

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