PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, agosto 05, 2009

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

05 de agosto de 2009

O Globo

Manchete: Cerco à mídia venezuelana é condenado, menos no Brasil

Assessor de Lula elogia liberdade de imprensa no governo Chávez

O ataque à TV Globovisión e o fechamento de 34 rádios na Venezuela receberam críticas de entidades como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA e a Sociedade Interamericana de Imprensa e até de governantes pró-Chávez, como o paraguaio Fernando Lugo. Já o governo Lula, por meio do assessor da Presidência Marco Aurélio Garcia, defendeu Chávez. "Se acabou (a liberdade de imprensa), deve ter sido depois que eu saí. O que ouvi em programas de TV sendo dito sobre o presidente da Venezuela não está no gibi", disse Garcia, recém-chegado da Venezuela. Sob pressão, Chávez mandou prender a líder da invasão da Globovisión, e o Congresso adiou a discussão do projeto sobre delitos na mídia. (págs. 1, 25 e Míriam Leitão)

Brasília desconfia dos EUA

Após ouvir explicações do assessor de Segurança Nacional dos EUA em Brasília, o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia disse que o Brasil tem motivos para temer a presença militar americana na Colômbia, pela proximidade com a Amazônia. (págs. 1 e 25)

Após a truculência, apelos para Sarney sair

Após os gritos e as ameaças da véspera, o Senado teve um dia de mais polidez nos discursos ontem, mas com reações fortes, como a reunião de representantes de cinco partidos, que reforçou o pedido de afastamento de José Sarney (PMDB-AP) da presidência da Casa. Senadores de PSDB, DEM, PT, PDT e PSB decidiram contestar manobras da tropa de choque pró-Sarney comandada por Renan Calheiros e Fernando Collor. Sarney adiou para hoje à tarde, depois da reunião do Conselho de Ética, discurso que faria ontem. (págs. 1, 3 a 5, Merval Pereira e editorial "Choques da tropa")

Roberto DaMatta

Obama livra-se do enjaulamento político que aprisiona Lula aos velhos coronéis nacionais. (págs. 1 e 7)

Elio Gaspari

Afonso Arinos, Pedro Aleixo e Milton Campos pedem a Sarney: "Renuncie, homem." (págs. 1 e 7)

Foto legenda: Manifestantes da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) protestaram dentro do Senado contra Sarney

Volta às aulas deve ter novo adiamento

Diante do aumento de casos e de 19 mortes por gripe suína no Rio, a rede estadual de ensino deve adiar novamente o retorno às aulas, provavelmente para o dia 17. O assunto será discutido hoje pelo estado e a decisão será seguida pelo município. (págs. 1 e 13)

Marina Silva estuda trocar PT por PV

A senadora e ex-ministra Marina Silva (PT-AC) confirmou ontem que foi convidada pelo PV para disputar pelo partido a Presidência da República em 2010, como informou a coluna Panorama Político. Ela disse que está avaliando a proposta. (págs. 1 e 9)

Cultura revê esquema de 'notas de favor'

Produtores do setor cultural começaram a recusar as chamadas "notas de favor”, emitidas em benefício de terceiros, num esquema de sonegação de impostos denunciado pelo GLOBO domingo. (págs. 1 e 8)

CBF já admite mudanças no calendário

A CBF estuda alterações no calendário do futebol, que seria igual ao da Europa, com férias em julho, para evitar a perda de jogadores no meio do Brasileirão. O BNDES financiará hotéis para 2014. (págs. 1, 30 e 32)

Povo de aluguel

Criada há quatro anos, a Nova Central Sindical aluga militantes para participar de atos, sejam eles quais forem. Os manifestantes já teriam sido recrutados na periferia de Brasília por R$ 40 para integrar, por exemplo, marcha pela legalização dos bingos. (págs. 1 e 11)

Charge Chico: Novos Sabores

- Vem aí uma pizza de m...

-----------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Governo pretende ficar com 80% do petróleo do pré-sal

Percentual valerá nos campos de maior rentabilidade; Petrobras e empresas privadas dividirão o restante

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que a União fique com pelo menos 80% do petróleo que será explorado na camada pré-sal nos campos de menor risco e maior rentabilidade, informam Kennedy Alencar e Valdo Cruz.

Na avaliação do governo federal, a maior parte da área do pré-sal deverá se encaixar nesse perfil. (págs. 1 e B1)

Aliados já têm pareceres pró-Sarney

Os aliados do presidente do Senado, José Sarney(PMDB-AP), já têm prontos os pareceres da consultoria da Casa pelo arquivamento de 5 das 11 denúncias contra ele no Conselho de Ética.

O presidente do conselho, Paulo Duque (PMDB-RJ), encomendou os pareceres no recesso parlamentar. A reunião do órgão está marcada para hoje, mas os governistas querem adiá-la. (págs. 1 e A4)

Foto legenda: Rumo aos EUA

Ao lado de sua mulher, Mariza, o vice-presidente José Alencar deixa o hospital Sírio-Libanês, em SP; ele viajou ontem a Houston (EUA), onde continuará seu tratamento contra o câncer (págs. 1 e A7)

SP facilita acesso a remédio para combate a gripe

O governo de SP facilitará o acesso ao remédio de combate à gripe suína. Pacientes em estado grave ou do grupo de risco (grávidas, crianças de até dois anos, pessoas com problema cardíaco ou respiratório) poderão obter o medicamento, com receita, em 50 postos. (págs. 1 e C3)

Foto legenda: Esforço diplomático

Bill Clinton posa com o ditador Kim Jong-il na Coreia do Norte; o ex-presidente obteve 'perdão especial' para 2 jornalistas dos EUA condenadas a trabalhos forçados (págs. 1 e A13)

Inpe aponta queda de 55% no desmate da Amazônia

Os satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registraram queda de 55% no ritmo de abate da floresta amazônica. Dados dos últimos 11 meses indicam que a Amazônia deverá ter a menor taxa de desmatamento desde 1988.

Ministério do Meio Ambiente atribuiu a redução a medidas de controle. A devastação, porém, está mais espalhada na região. (págs. 1 e A11)

Promotoria vê fraude e propina em licitações para merenda

O Ministério Público Estadual entrou com ação para impedir a continuidade dos contratos terceirizados da merenda escolar na capital paulista alegando fraude nas licitações e pagamento de propina a partir de 2001.

A Promotoria diz que as comissões consomem 10% dos contratos. Marta Suplicy nega a acusação. Gilberto Kassab e José Serra não comentaram. (págs. 1 e C1)

Ministério diz que trabalho na construção está menos seguro

O Ministério do Trabalho aponta uma piora nas condições de trabalho da construção civil. De janeiro a julho de 2009, 12 trabalhadores morreram na capital paulista, ante 9 em igual período de 2008. As multas a empresas por segurança inadequada cresceram quase 20%.

O governo vê corte de custos. O sindicato do setor culpa a informalidade e a falta de fiscalização. (págs. 1 e B4)

Estádios da Copa precisarão de verba pública, afirma CBF

O presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa-2014, Ricardo Teixeira, disse ser inevitável a injeção de verba pública em 9 dos 12 estádios que serão construídos ou reformados para o Mundial no país. O BNDES pode criar uma linha de crédito para as arenas. (págs. 1, D1 e D2)

Editoriais

Leia "Clima indefinido", acerca de cúpula internacional; e "Mais concorrência", sobre monopólio dos Correios. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Decisão do PT fortalece Sarney

Partido recusa proposta da oposição de pedir renúncia; Planalto já dá o caso como encerrado

O PT recusou ontem convite de DEM, PSDB, PDT e PSB para pedir a renúncia de José Sarney (PMDB-AP) do cargo de presidente do Senado. O partido, cuja liderança na Casa vinha pressionando Sarney e foi desautorizada pelo presidente Lula, preferiu manter sua posição a favor apenas da licença temporária. Dessa maneira, deu força a Sarney, isolando os que defendiam a saída definitiva. Ao final do dia, todos os partidos optaram por apoiar somente o pedido de afastamento. Agora, a ordem da tropa de choque pró-Sarney é obter saída negociada com os adversários ameaçados por dossiês para engavetar a maioria das representações contra o senador no Conselho de Ética, que se reúne hoje. Na avaliação do Planalto, os aliados venceram o primeiro tempo da luta para salvar o presidente do Senado, quando apostaram na estratégia do confronto. Mas o governo teme que, agora, a oposição tente criar outro fato político e invista na CPI da Petrobras. (págs. 1, A4 e A6 a A8)

Simon: 'Tive medo do olhar de Collor'

O senador Pedro Simon disse em entrevista ao Estado que não reagiu aos ataques de Fernando Collor em plenário porque teve "medo" do olhar fixo do colega. Simon provocou Renan Calheiros: "Ele é a faixa mais negra da história desse Congresso". (págs. 1 e A4)

Colômbia pode ceder até 7 bases aos EUA

Número é maior do que o cogitado

O acordo entre Washington e Bogotá poderá permitir que os EUA usem sete bases militares da Colômbia, disse o ministro interino da Defesa colombiana, Freddy Padilla. Até ontem, falava-se em até cinco bases. A informação foi dada em conferência regional de chefes militares, à qual o Brasil, que critica o acordo, não enviou representantes. (págs. 1 e A15)

Importação da Argentina prioriza China em vez do Brasil

Dados do governo argentino obtidos pelo Estado apontam que, no primeiro semestre do ano, a Argentina liberou mais licenças de importação para sapatos e móveis vindos da China do que do Brasil. A situação só foi revertida no fim de julho, após forte pressão do governo brasileiro, inclusive do presidente Lula, que resultou em liberação de licenças. (págs. 1 e B1)

Número
40,5% foi a queda das exportações do Brasil para a Argentina em julho

Clinton pede, e ditador coreano solta americanas

O ex-presidente dos EUA Bill Clinton intercedeu pessoalmente, em encontro com o ditador Kim Jong-il, pela libertação de duas jornalistas americanas presas na Coreia do Norte. Kim Jong-il deu perdão às duas, que trabalham para o ex-vice de Clinton, Al Gore. Clinton foi o americano mais graduado a se reunir com Kim desde o ano 2000. (págs. 1 e A18)

Foto legenda:
Encontro - Bill Clinton com Kim Jong-il em Pyongyang: perdão

Desmate cai, mas Amazônia perde 12 mil km² de floresta

Números preliminares do Inpe apontam queda de 55% no desmatamento da Amazônia nos últimos 11 meses ante o mesmo intervalo anterior. Ainda assim, a devastação em 12 meses atinge 12,9 mil km², uma área equivalente a quase metade do Estado de Alagoas. Para analistas, é cedo para dizer se a tendência de redução se confirmará no cômputo final. (págs. 1, A23 e A24)

Promotores tentam vetar fornecedores de merenda

O Ministério Público Estadual entrou com ação civil pública contra o sistema de merenda terceirizada na cidade de São Paulo. A homologação das empresas vencedoras, quatro delas investigadas por fraude, foi suspensa pela 5ª Vara da Fazenda Pública da capital. Promotores querem que o novo contrato seja proibido. (págs. 1, C1 e C3)

Sociedade: Príncipe vende presente

Um retrato da princesa Isabel está à venda no Rio, por R$ 350 mil, informa Márcia Vieira. O quadro havia sido doado pela viúva de Roberto Marinho, Lily, a d. Pedro de Alcântara Orleans e Bragança, para que ele tivesse lembrança da bisavó. Menos de um mês depois, d. Pedro já fazia avaliação de preço. (págs. 1 e C6)

Notas e Informações: O fermento da podridão

Renan e Collor protagonizaram um espetáculo de truculência e intimidação. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Desigualdade de renda caiu durante a crise

Embora a distribuição ainda seja considerada "péssima", pobreza diminuiu nas regiões metropolitanas

Ao contrário de outras crises econômicas, quando a pobreza aumentou nas regiões metropolitanas do país, o Brasil vem conseguindo reduzir o número de pobres e aplacar o nível de desigualdade de renda. Com base em números do IBGE, um estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que entre março de 2002 e julho deste ano, a taxa de pobreza caiu quase 27%. Em números absolutos, foram 4 milhões de brasileiros que saíram da pobreza no período - a Região Metropolitana do Rio encabeça o ranking da maior queda, que ocorreu graças à redução do desemprego, o aumento do salário e programas de transferência de renda como o Bolsa Família. O presidente do Ipea, Marcio Pochmann, ressalta, no entanto, que a distribuição de renda ainda deve ser considerada péssima. Segundo o estudo, a desigualdade diminuiu porque os trabalhadores de maior remuneração, sobretudo da indústria, foram os mais afetados pela crise. (págs. 1 e País A5)

Rio lança hoje o disque-gripe prioritário para gestantes

As gestantes com sintomas de gripe suína passarão a contar com um novo serviço a partir de hoje. Elas terão um atendimento especial através do telefone 3523-4025, com orientações e uma avaliação prévia para a identificação imediata de casos mais graves. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o serviço funcionará 24 horas por dia. A doença já matou mais de 120 pessoas no Brasil. O Rio soma 19 vítimas, e o país tem mais de 10% dos óbitos confirmados em todo o mundo. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Foto legenda:
Até ele - Na Suíça, Dalai Lama brinca com o spray nasal ao comentar sobre a gripe

Lobby emperra queda de taxas dos cartões eletrônicos

Governo e oposição travam hoje batalha decisiva envolvendo a indústria dos cartões eletrônicos. Uma emenda à Medida Provisória 460, que há uma semana tranca a pauta da Câmara, permite ao comércio dar desconto nas compras em dinheiro e cria um concorrente para os cartões de crédito - um mercado de R$ 401 bilhões hoje concentrado nas mãos de VisaNet e Redecard. A Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito admite mudanças graduais, mas pede cautela para evitar abalos no mercado. (págs. 1 e Tema do dia A2 a A4)

Menos voos no Santos Dumont

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Luiz Firmino, disse que a nova licença ambiental do Aeroporto Santos Dumont, a ser emitida na semana que vem, fará restrições ao horário de funcionamento e a uma rota de aproximação dos aviões que passa sobre a Zona Sul. (págs. 1 e Cidade A12)

Coisas da política

Nós, jornalistas, não somos imparciais. (págs. 1 e A2)

Informe JB

Marina vai elaborar plano do PV para 2010. (págs. 1 e A4)

Anna Ramalho

Bombardeio nos e-mails de Simon e Collor. (págs. 1 e A14)

Sociedade Aberta

Leoni
Cantor e compositor

Lei a favor do artista independente. (págs. 1 e B2)

Sociedade Aberta

Candido Mendes
Cientista político

A morte da Comissão de Ética. (págs. 1 e A9)

Sociedade Aberta

André Vargas
Deputado federal (PT-PR)

Cartão de crédito: enfraquecer, não. (págs. 1 e A4)

Sociedade Aberta

Emilson Valentim
Deputado federal (PcdoB-RJ)

CPI não é de interesse público. (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Gripe Suína: Colégio Militar suspende aulas

Os 3.400 alunos do Colégio Militar de Brasília estão sem aulas até o fim da semana. A direção da escola interrompeu o semestre letivo após um jovem de 13 anos, estudante do 8º ano, ser internado no Hospital das Forças Armadas com sintomas da gripe. “Se houver piora no quadro de saúde do garoto ou se sair o resultado confirmando a doença, vamos adiar as aulas por mais uma semana”, disse ao Correio o coronel Wagner Gonçalves, comandante-diretor da instituição. No Centro de Ensino Fundamental 15 do Gama, o professor João Borges (foto), colegas e funcionários da escola vestiram camisas com orientações contra a doença, que já matou 129 pessoas no Brasil. Especialistas criticam a demora do governo em flexibilizar a prescrição do Tamiflu. (págs. 1, 8 e 9 e QR Code da videorreportagem com os professores do Gama e áudio com infectologista)

Imóveis funcionais: Câmara paga R$ 12 milhões por esqueletos

A reforma de quatro edifícios de apartamentos funcionais da Câmara dos Deputados parou de vez. Desde 2008 a Casa desembolsou R$ 12 milhões para a restauração dos blocos F, G, H e I da SQN 302, mas a empresa Palma Engenharia paralisou as obras nos prédios, esqueletos de concreto sem instalações elétricas, hidráulicas, pisos e elevadores. A Câmara pretende concluir o edital de uma nova licitação até o próximo mês, mas antes precisa negociar uma saída amigável com a empreiteira contratada. (págs. 1 e 3)

Crise no Senado: Collor ganha parabéns até de Lula

A defesa veemente em plenário de José Sarney (PMDB-AP), na segunda-feira, rendeu ao senador do PTB de Alagoas uma audiência no CCBB e os agradecimentos do presidente da República. (págs. 1 e 5)

Centro-Oeste: Estados lutam por mais verbas

Orçamento de R$ 2,9 bilhões do Fundo para a região já está comprometido. Governadores querem suplementação de R$ 1,7 bilhão a empreendimentos. (págs. 1 e 10)
-------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
-----------

Nenhum comentário: