PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, dezembro 11, 2009

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

11 de dezembro de 2009

O Globo

Manchete: PIB é o pior em 10 anos e mostra recuperação lenta
Mantega previu número maior na véspera. Crescimento no trimestre foi de 1,3%

De julho a setembro deste ano, a economia brasileira cresceu abaixo das expectativas. O avanço do Produto Interno Bruto (PIB) ficou em 1,3%, mas as previsões - inclusive do ministro Guido Mantega, na véspera - eram de 2%. Com isso, em 12 meses, a economia encolheu 1%, o que não acontecia desde 1999, ano da maxidesvalorização cambial. Com o resultado divulgado pelo IBGE, analistas apostam que 2009 fechará com estagnação ou recessão, o que não acontece desde 1992, no governo Collor. Boa parte dos economistas acredita que o "pibinho" se deve ao fato de a saída de estoques ter demorado mais do que o esperado. A boa notícia, por outro lado, é que a indústria, a partir de agora, precisa retomar a produção num ritmo mais acelerado para atender à demanda, permitindo que o PIB cresça mais em 2010. Fica também mais distante a chance de o BC subir juros, pois a economia não está mais tão aquecida. (págs. 1, 29 a 32 e editorial "Sem 'já ganhou'")

Foto- legenda: 'guerra justa' do Nobel da Paz

Manifestantes protestam na "marcha do caixão", em Nova York, contra o envio de mais 30 mil soldados americanos ao Afeganistão, decidido na semana passada pelo presidente Barack Obama, que exibe o diploma e a medalha do Nobel da Paz recebidos ontem em Oslo. (págs. 1 e 31)

'Quero tirar o povo da merda'

Lula promete obras de saneamento em todo o país

Em discurso para duas mil pessoas no Maranhão, o presidente Lula disse que quer investir mais em saneamento: "Quero saber se o povo está na merda e quero tirar o povo da merda em que se encontra." E admitiu: "É lógico que falei palavrão aqui." (págs. 1 e 13)

Copenhague poderá ter dois documentos

O secretário-geral da Conferência do Clima, Yvo de Boer, revelou que trabalha com a possibilidade de prorrogar o Protocolo de Kioto e criar um tratado provisório para incluir os EUA. (págs. 1, 40 e Míriam Leitão)

Pré-sal: Lula promete vetar perdas do Rio

O presidente Lula deixou claro que poderá vetar emenda que prejudique o Rio na votação do pré-sal, mesmo que ela passe no Congresso. A ideia é manter o texto base enviado pelo relator. (págs. 1 e 36)

Arruda deixa DEM e fica fora das eleições

Em meio ao mensalão do DEM e sob ameaça de expulsão, o governador José Roberto Arruda (DF) deixou o partido e não disputará eleição em 2010. (págs. 1 e 3 a 8)

Negociação falha e Zelaya não sai da embaixada (págs. 1 e 38)

STF não derruba censura contra o ‘Estadão’ (págs. 1 e 14)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: PIB do 3º trimestre frustra governo

Economia cresce 1,3% de julho a setembro ante esperados 2% e deve fechar ano com variação próxima de zero

Após uma sucessão de indicadores dando conta do aquecimento da economia, o PIB calculado pelo IBGE mostrou que o país se recupera da crise em ritmo mais lento do que se imaginava.
Embora se mantenha a tendência de melhora, de julho a setembro a indústria, a agropecuária e os serviços produziram 1,3% a mais que nos três meses anteriores.

O ministro Guido Mantega (Fazenda) previa expansão de 2%. Ontem, ele disse que o resultado ainda foi grande diante do desempenho de outros países. Mantega atribuiu o número à revisão de dados do IBGE e comparou o 1,3% ao 0,4% da União Europeia. Emergentes, porém, cresceram mais que o Brasil.

O governo abandonou a projeção de crescimento de 1% para 2009. O PIB deve ter variação perto de zero. Não está descartada a possibilidade de o IBGE registrar a primeira queda anual desde o governo Collor.
Para 2010, Mantega prevê agora que a economia cresça em torno de 5%. Em viagem ao Nordeste, o presidente Lula não comentou. (págs. 1 e Dinheiro)

ÍNDEX/ECONOMIA

Vinicius T. Freire Efeito sobre 'pessoas reais' é escasso (págs. 1 e B12)
Fernando Sampaio Números não mudam perspectivas (págs. 1 e B15)
PIB subirá 6% em 2010 e juro terá alta, diz Edmar Bacha (págs. 1 e B16)

Planalto decide dar anistia de R$ 10 bi para desmatadores

Além de adiar até 2012 a punição de proprietários que desrespeitaram o limite de corte de vegetação nativa em suas terras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu suspender a cobrança de multas de desmatadores que passarem a cumprir a lei, relata Marta Salomon. A anistia faz parte do programa Mais Ambiente, criado por decreto do Planalto.
O decreto será publicado hoje no "Diário Oficial". O valor da anistia é estimado em cerca de R$ 10 bilhões, próximo da despesa anual do programa Bolsa Família. O programa é resposta de Lula à pressão dos ruralistas. O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) afirmou ser contra a anistia a produtores multados. "O acordo não era esse", disse. (págs. 1 e A21)

Arruda se desfilia do DEM e fica fora da próxima eleição

Um dia antes da reunião do partido e depois de a Justiça negar recurso para evitar a expulsão, o governador anunciou sua saída da legenda. (págs. 1 e A4)

Obama recebe Nobel da Paz com palavras a favor de guerra

O presidente dos EUA, Barack Obama, recebeu em Oslo, na Noruega, o Prêmio Nobel da Paz deste ano com um discurso primordialmente dedicado à guerra.

Em 36 minutos de fala, Obama defendeu a necessidade de lutar no Afeganistão e indicou que o uso da força no país é "moralmente justificável". A fala foi bem recebida entre setores da direita americana, para os quais ele se aproximou do antecessor, George W. Bush. (págs. 1 e A16)

Lula fala 'merda' em discurso sobre habitação no Maranhão

Em discurso sobre o programa Minha Casa, Minha Vida, em evento no Maranhão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou um palavrão para defender o pragmatismo político.

"Eu não quero saber se o prefeito João Castelo [de São Luís] é do PSDB, se é do PFL... Eu quero saber é se o povo 'tá' na merda e eu quero tirar o povo da merda."

Entre aplausos e risos, Lula afirmou que seria criticado pela imprensa. (págs. 1 e A10)

Sancionada lei que facilita despejo de inadimplentes

Sancionadas pelo Planalto, as novas regras da Lei do Inquilinato saíram no "Diário Oficial" e entrarão em vigor em 45 dias. Elas facilitam o despejo do inquilino inadimplente e sem garantias, tornam mais ágil a devolução de imóveis comerciais alugados e regulamentam a figura do fiador. (págs. 1 e B3)

Supremo mantém sob censura 'O Estado de S. Paulo'

Sem entrar no mérito, o Supremo rejeitou o pedido do jornal "O Estado de S. Paulo" de publicar notícias sobre ação da Polícia Federal que investiga Fernando Sarney, filho do senador José Sarney (PMDB-AP). Para o STF, o jornal utilizou mecanismo errado para contestar a proibição. (págs. 1 e A14)

Editoriais

Leia "O ano dos pacotes", sobre incentivos à economia; e "Precatórios sem fim" acerca de emenda constitucional. (págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: PIB de 1,3% decepciona e ameaça resultado do ano

Mercado previa crescimento sobre o segundo trimestre em torno de 2%

O PIB cresceu 1,3% no terceiro trimestre de 2009, resultado que frustrou o governo - o mercado previa 2%. A expansão no segundo trimestre foi revisada de 1,9% para 1,1%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o recuo foi de 1,2% e, no acumulado do ano, foi de 1,7%. Com esse desempenho, para empatar com o resultado do ano passado, o PIB precisa crescer perto de 5% no quarto trimestre, sobre igual período do ano passado. Para analistas, a perspectiva de alta de juros no início de 2010 perde força. Dois destaques positivos do terceiro trimestre foram a recuperação da indústria e dos investimentos. Em tom de brincadeira, o ministro Guido Mantega (Fazenda) negou que o resultado seja um "Pibinho": "União Europeia, positivo 0,4%. Esse é que é o Pibinho". (págs. 1, B1 e B3 a B7)

Análise
Celso Ming
O 'pibinho' não é a surpresa maior
A maior surpresa na divulgação do PIB foi o tamanho da revisão a que o IBGE submeteu os números dos trimestres anteriores. (págs. 1 e B2)

Foto- legenda/ Lula: Palanque e palavrão

Lula, com um ipê de alumínio, divide o palanque com José Sarney em São Luís; em outro evento no Maranhão, o presidente, ao falar sobre investimentos em saneamento, usou um palavrão: "Não quero saber se (o prefeito) é do PSDB, se é do PFL, se é do PT. Quero saber se o povo está na merda. Eu quero tirar o povo da merda em que ele se encontra". (págs. 1 e A10)

STF rejeita recurso do 'Estado' censura está mantida

O Supremo Tribunal Federal, por 6 votos a 3, arquivou recurso do Estado contra a censura imposta há 133 dias pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que impede o jornal de citar investigações sobre Fernando Sarney, filho do senador José Sarney (PMDB-AP). Com argumentação técnica, a maioria dos ministros discordou da tese do jornal de que a censura viola a decisão do Supremo que derrubou a Lei de Imprensa. Para eles, como o TJ-DF usou a Constituição, e não a Lei de Imprensa, não era possível julgar o mérito da reclamação. O presidente do STF, Gilmar Mendes, afirmou que a honra e a intimidade, citados pelo TJ-DF para impor a censura, são "invioláveis". Já o ministro Celso de Mello disse que o caso mostra a "perversão das instituições democráticas" e qualificou a censura ao Estado de "arbitrária" e “inconstitucional". (págs. 1, A4, A6 e A7)

Frases
Gilmar Mendes
Presidente do STF
"Se é inviolável a honra e a intimidade, é preciso que isso tenha alguma consequência"

Celso de Mello
Ministro do STF
"O poder geral de cautela é o novo nome da censura em nosso país"

PF vai pedir a quebra do sigilo bancário de Arruda

A Polícia Federal vai pedir a quebra do sigilo bancário e fiscal do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, de seis parlamentares, entre eles o presidente licenciado da Câmara Distrital, secretários e autoridades envolvidas no mensalão do DEM. O objetivo é investigar indícios de movimentação superior à renda dos suspeitos, lavagem de dinheiro, aumento patrimonial e enriquecimento ilícito. (págs. 1 e A8)

Governador sai do DEM
José Roberto Arruda anunciou ontem que vai deixar o DEM. O governador não poderá se candidatar em 2010. (págs. 1 e A8)

Conferência tenta incluir EUA em marco climático

A proposta de um "protocolo de Copenhague", a ser apresentada hoje na Conferência do Clima, visa a incluir os EUA num acordo de redução de emissões de CO2, relatam os enviados especiais Andrei Netto e Afra Balazina. O texto se assemelha ao Protocolo de Kyoto, rejeitado pelos americanos. (págs. 1 e A21)

Sustentabilidade
Caderno mensal mostra como calcular a "pegada ecológica".

Nobel da Paz, Obama diz que há 'guerra justa'

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse ontem, ao receber o Nobel da Paz, que há guerras "moralmente justificáveis". Foi uma resposta às críticas sobre a premiação, já que ele lidera os EUA nas guerras afegã e iraquiana. "Dizer que a força algumas vezes é necessária não é cinismo. É o reconhecimento da história, das imperfeições do homem e dos limites da razão", argumentou. (págs. 1 e A20)

Honduras nega licença para Zelaya ir ao México

O governo de facto de Honduras negou ao presidente deposto, Manuel Zelaya, autorização para ir ao México. Os mexicanos chegaram a enviar um avião a Tegucigalpa, porque a negociação parecia avançada. Como Zelaya seria recebido como "hóspede" e não como "asilado" o salvo-conduto acabou sendo indeferido. O deposto está na Embaixada do Brasil desde 21 de setembro.(págs. 1 e A12)

Lei do Inquilinato: Vetos favorecem inquilino comercial

Mas o presidente Lula manteve a simplificação do despejo. (págs. 1 e B9)

Notas e Informações: O presidente e a corrupção

Há quatro anos, revelado o mensalão petista, o presidente Lula não se cansou de dizer que não sabia o que estava acontecendo nas suas barbas, embora tivesse sido advertido. (págs. 1 e A3)

--------------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
--------

Nenhum comentário: