PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, agosto 25, 2010

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

25 de agosto de 2010

--------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: União e Petrobras discordam sobre volume de reserva
Estimativas distintas criam nova divergência entre governo e estatal e podem retardar a capitalização da petroleira

Além da polêmica sobre o preço do barril, a operação para levantar dinheiro para os investimentos da Petrobras nos próximos anos corre agora um novo risco de não ocorrer no mês que vem, informa Valdo Cruz.

O Congresso aprovou que a União ceda à Petrobras 5 bilhões de barris. Para isso, entregaria à empresa o reservatório de Franco e uma área vizinha a Tupi. A estatal afirma haver menos petróleo do que a ANP estima.

A Petrobras precisaria de mais áreas para obter os 5 bilhões de barris. O governo resiste e mandou que os cálculos sejam refeitos. (Págs. 1 e B3)

A Vale ultrapassou a Petrobras e se tomou a maior empresa exportadora do país de janeiro a julho. (Págs. 1 e B6)

Avião da Embraer bate e 42 morrem na China

Um acidente com um avião da companhia brasileira Embraer na China deixou 42 mortos -54 sobreviveram. O desastre com a aeronave da chinesa Henan Airlines ocorreu no pouso.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. Fonte oficial, entretanto, disse que o jato se partiu antes de tocar o solo. A Embraer afirmou que vai apoiar as investigações. (Págs. 1 e A18)

Ar seco deixa 4 regiões de SP com clima de Saara

Ararinha, Franca, Votuporanga e Barra Bonita, no interior de SP, registram índice de umidade relativa do ar de 11%, nível similar ao do deserto, do Saara (entre 10% e 15%). Na capital, a taxa fica em 17%. (Págs. 1 e C1 e C4)

Em lugar fechado, toalha molhada é melhor que bacia com água. (Págs. 1 e C4)

Cristina quer nacionalização de papel-jornal

Em guerra com a mídia argentina, a presidente Cristina Kirchner afirmou que pretende nacionalizar a produção de papel-jornal. Os jornais dizem que o governo quer aumentar o controle sobre a imprensa. (Págs. 1 e A16)

Foto legenda: Presidente 40: Eleições 2010

Geddel, Dilma e Lula: no canto superior direito, o rosto apagado de Jaques Wagner (Pág. 1)

Até partido que não apoia Dilma fala em obter cargos

Partidos que apoiam Dilma Rousseff (PT) falam abertamente sobre a divisão de cargos em eventual governo dela. A "partilha do pão" -expressão do candidato a vice na chapa, Michel Temer (PMDB)- inclui até parte do PTB, que apoia o tucano José Serra. (Págs. 1 e A4)

Tribunal militar nega acesso da Folha a processo de candidata. (Págs. 1 e A10)

Marco Antonio Villa: Brasil terá pleito sem polêmica e sem oposição

O Brasil poderá com esta campanha inaugurar uma nova forma de pleito presidencial: sem debate, sem polêmica, sem divergência e sem oposição. Nas últimas cinco eleições, só tivemos disputa em três delas.

Esperava que em 2010 fosse diferente: sem Lula e com oposição que realizasse um amplo debate nacional. Rotundo equívoco. (Págs. 1 e A10)

Ex-ministro apaga rival em propaganda na televisão

Inserção na TV do candidato do PMDB ao governo da Bahia, Geddel Vieira Lima, apagou seu adversário Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição. Na cena, os dois aparecem em evento ao lado do presidente Lula.

Segundo a equipe de Geddel, o efeito de computador foi usado para evitar problemas com a Justiça. (Págs. 1 e A12)

Paulistano foge de fila e tira visto dos EUA no Rio

Com espera para marcar entrevista superior a dois meses, paulistanos vêm solicitando vistos para visitar os Estados Unidos no Rio de Janeiro. Lá, o agendamento ocorre em menos tempo.

No ano passado, foram emitidos 270 mil vistos em São Paulo, o maior número em todo o mundo. (Págs. 1 e C3)

Editoriais

Leia "Medidas necessárias", sobre controle fiscal no próximo governo; e "Risco para a infância", acerca da fiscalização do material escolar. (Págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Serra quer mostrar força em SP para conter avanço de Dilma
PSDB arregimenta prefeitos paulistas, mobiliza 'estrelas' tucanas e faz programa de TV mais agressivo

A coordenação da campanha do presidenciável do PSDB, José Serra, preparou uma ofensiva política para fazer frente ao crescimento da candidata Dilma Rousseff (PT) nas últimas pesquisas. O contra-ataque prevê demonstração de força no Estado de São Paulo, onde foi articulado encontro com 450 prefeitos, e a exibição de depoimentos de apoio a Serra no horário eleitoral gratuito na TV, gravados por “estrelas” do PSDB. Foi fechada ontem uma agenda conjunta entre Serra e o candidato tucano ao governo paulista, Geraldo A1ckmin, para projetar a candidatura em São Paulo e impedir o avanço de Dilma. Na TV, o programa de Serra lançou ataques à petista e, pela primeira vez desde que começou o horário político, ele lembrou o mensalão. (Págs. 1 e Nacional A4)

Petista planeja montar time de conselheiros

Líder nas pesquisas para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff planeja adotar um modelo de govamança que inclui ter conselheiros no Planalto. Eles atuariam em áreas estratégicas e se reportariam diretamente a ela. A ideia, que tem semelhança com o núcleo de assessores da Casa Branca, enfrenta resistência de ministros do atual governo. (Págs. 1 e Nacional A7)

Foto-legenda: Mulheres vão à luta

A mulher de Serra, Monica, visita hospital em Natal em ato de campanha para o marido; A mulher de Lula, Marisa Letícia, pede votos para Mercadante, candidato ao governo de SP, em Paraisópolis. (Págs. 1 e Nacional A4 e A8)

União decide intervir em 7 portos geridos por Estados

O governo federal decidiu intervir na administração de portos estaduais que descumpriram regras previstas em contrato com a União ou cuja operação tem afetado a competitividade do Pais. A intervenção tem graus diferenciados, como a retomada total da concessão de cinco portos do Estado do Amazonas ou a maior participação da União na gestão de Paranaguá e Rio Grande, na Região Sul. (Págs. 1 e Economia B1)

O drama dos mineiros: Chile pede ajuda à Nasa

O Chile pediu conselhos à Nasa para lidar com os 33 mineiros soterrados a 688 metros de profundidade há 19 dias. Para o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, a situação é igual à de astronautas em estações, espaciais - os mineiros só serão resgatados em quatro meses. Em contato por um interfone, eles contaram que sobreviveram com uma ração de duas colheres de atum, meia xícara de leite, um biscoito e um pêssego em calda a cada 48 horas. (Págs. 1 e Internacional A12)

Sebastián Piñera
Presidente do Chile

"Estamos fazendo o humanamente possível para tê-los conosco até o fim do ano." (Pág. 1)

Dia mais seco do ano faz população mudar rotina

Após decretar três dias de estado de alerta, a Prefeitura colocou em prática ações de seu plano de contingência para situações de baixa umidade. Interrupção de atividades ao ar livre ou em locais com aglomeração de pessoas estão entre as recomendações. (Págs. 1 e Cidades C1)

17%
Foi o índice de umidade relativa do ar ontem em SP, o mais baixo do ano. (Pág. 1)

Foto legenda: Para inglês ver

A PM mostra em simulação no Pacaembu seu arsenal para 2014. São Paulo, porém, ainda não definiu estádio para a Copa. (Págs. 1 e Esportes E3)

Avião da Embraer cai na China e 43 morrem (Págs. 1 e Internacional A15)

Cristina acusa jornais de aliança com ditadura (Págs. 1 e Internacional A13)

Notas e Informações

O novo alvo do 'grande eleitor'

Além de eleger sua criatura política, Lula quer exterminar a espécie tucana em São Paulo. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Migração do crédito afeta carteira de bancos privados

A forte expansão dos empréstimos do BNDES começa a ter impacto negativo nas carteiras de crédito dos bancos comerciais. Atraídas por taxas de juros mais baixas, grandes e médias empresas migraram para o banco de desenvolvimento e, com isso, as linhas remanescentes nas outras instituições financeiras tiveram seu risco médio elevado. As consequências são custo do dinheiro e spread em alta e maior risco de inadimplência.

As operações de crédito do BNDES deram um salto de 45,4% em 12 meses, um crescimento quatro vezes maior do que os 11% de avanço dos empréstimos com recursos próprios dos bancos. Somente em julho, os empréstimos do banco oficial avançaram 4,7%, ante 0,4% das demais instituições financeiras. (Págs. 1 e C10)

Corrida para a renda fixa no Brasil

Números desapontadores sobre o desempenho do setor imobiliário nos EUA levaram os títulos públicos americanos e da zona do euro a baixas recordes. A perspectiva de que a atividade global permanecerá fraca e os juros, baixos estimulou o apetite dos investidores por ativos de renda fixa no Brasil.

No leilão de ontem do Tesouro, os juros dos títulos de prazo mais longos, como as NTN-B indexadas ao IPCA, caíram abaixo de 6% ao ano, o menor nível desde 2007. A NTN-B 2050 foi vendida a 5,88%. Papéis com outros prazos também tiveram quedas expressivas como reflexo da demanda crescente por papéis de longo prazo, especialmente de investidores estrangeiros. "A queda dos juros dos Treasuries provoca uma onda em cadeia no mundo todo", diz Julio Callegari, economista do J. P. Morgan. (Págs. 1 e C2)

Foto legenda: Novos rumos

Segunda maior empresa de call center do Brasil, a Atento ampliou sua atuação e hoje auxilia pequenos varejistas do interior do país a monitorar estoques. Sua meta é ter 80% da receita proveniente de serviços de maior valor agregado, diz Nelson Armbrust. (Págs. 1 e B3)

Camargo ganha obra na Venezuela

A Camargo Corrêa fechou contrato de US$ 2,2 bilhões com o governo da Venezuela para obras de saneamento na bacia do rio Tuy, em uma região próxima a Caracas, para atender a uma população de cerca de 5 milhões de pessoas. O empreendimento, que inclui estações de tratamento de água, esgoto e projetos de irrigação, é o maior contrato da empreiteira brasileira na Venezuela. Diferentemente de outras empresas, a Camargo, que já toca desde 2009 um projeto de saneamento em Caracas, diz que não teve problemas para receber pagamentos do governo venezuelano. Para a nova obra, não houve concorrência e o BNDES vai financiar 60% do empreendimento - essa era uma das exigências do governo Chávez. (Págs. 1 e B7)

Cid Gomes defende aliança PT-PSDB pela estabilidade

Um dos governadores do PSB favoritos à reeleição em primeiro turno, Cid Gomes (CE) defende a reaproximação de PT e PSDB num eventual governo de Dilma Rousseff (PT), como estratégia para reduzir o peso do PMDB - partido do vice, o deputado Michel Temer (SP). "Ter um vice com aspirações é um risco grande. Temer é um cara de ambições, não tão discreto. Não sei se compreenderá seu papel", diz.

Cid prevê que Aécio Neves, sendo eleito senador por Minas Gerais, fará a ponte. "Para o Brasil ter mais estabilidade se faz necessário que esse acirramento entre PT e PSDB arrefeça. Aécio deve assumir a condição de líder absoluto do PSDB e ele é sensível a essa estratégia". (Págs. 1 e A12)

Depois de 50 anos, Carrefour vai 'reinventar' hipermercado

A invenção do hipermercado pelo Carrefour, meio século atrás, ajudou a fazer do varejista francês o segundo maior do mundo, atrás do Walmart. Mas o volume de clientes tem caído nos hipermercados da Europa Ocidental.

No último ano, o presidente do grupo, Lars Olofsson, e sua equipe entrevistaram 50 mil pessoas sobre hipermercados e descobriram que elas queriam mais facilidade na hora de comprar. Em Écully, uma das cinco novas lojas, isso se traduziu em corredores maiores, cilindros transparentes pendurados no teto para identificar as diferentes seções e entradas separadas para a seção de alimentos e as de outros produtos. (Págs. 1 e B9)

Empresas vão bancar instalações policiais em favelas do Rio (Págs. 1 e A2)

Expectativa de IPO eleva valor do Facebook a US$13,7 bilhões no mercado secundário (Págs. 1 e D7)

Fusão italiana de olho no Brasil
As empresas italianas Zero9, especializada em e serviços para telefonia móvel, e Neomobile, provedora de conteúdo para celulares, fundiram suas operações. A receita conjunta, no Brasil, soma R$ 100 milhões. (Págs. 1 e B1)

Siderurgia

A Siemens deve anunciar hoje contrato de US$ 290 milhões para fornecer os equipamentos da nova linha de chapas grossas e bobinas a quente da Gerdau Açominas, em Ouro Branco (MG). (Págs. 1 e B6)

Wheaton amplia o foco

Tradicional fabricante de embalagens para o setor farmacêutico, a Wheaton vai construir uma fábrica de tampas de alumínio para os setores de bebidas e alimentos. (Págs. 1 e B6)

Divisão de Belo Monte

A construção de Belo Monte dará um grande impulso aos negócios da Contem, construtora do grupo Bertin. A empresa que faturou R$ 400 milhões em 2009, ficará com 10% da obra, orçada em R$ 15 bilhões. (Págs. 1 e B8)

Revisão de contratos no algodão

A forte valorização dos preços do algodão, que só neste mês subiram 23% no mercado interno, levou produtores e tradings a renegociar contratos de venda antecipada da produção. (Págs. 1 e B11)

BB mira grandes produtores

O Banco do Brasil vai destinar até R$ 3 bilhões para o crédito rural com juros livres (sem subsídio do Tesouro e risco total do banco). Os alvos são 22,5 mil grandes produtores, sobretudo do Centro-Oeste. (Págs. 1 e B12)

BNDES sai da Fiagrill

A trading mato-grossense Fiagril, com sede em Lucas do Rio Verde, recomprou a participação de 25% que o BNDES detinha em seu capital desde 2007. O Valor da transação não foi divulgado. (Págs. 1 e B12)

Alta da carne

Câmbio valorizado e preços firmes no mercado interno, por causa da oferta apertada, levaram a arroba do boi à maior cotação em dólar em quase dois anos no mercado paulista, superando os US$ 50. (Págs. 1 e B12)

Iluminação pública

Superior Tribunal de Justiça julgará ação popular movida em Minas que questiona o cálculo da contribuição para iluminação pública. Se for derrotada, o custo pode chegar a R$ 5 bilhões para a Cemig. (Págs. 1 e E1)

Ideias

Cristiano Romero

A indústria perdeu competitividade, mas é cedo para falar em desindustrialização e medidas anacrônicas de proteção. (Págs. 1 e A2)

Ideias

Rosângela Bittar

É impossível acreditar que Lula sairá de cena nos próximos quatro anos, mesmo com a vitória de sua candidata. (Págs. 1 e A6)
--------------------------------

Nenhum comentário: