PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

AGRONEGÓCIOS/GRÃOS [In:] ADM e BARREIRAS A ENTRADA

...

ADM constrói no Pará sua 1ª esmagadora de palma no país



Autor(es): Bettina Barros | De São Paulo
Valor Econômico - 10/02/2011

A multinacional americana Archer Daniels Midland (ADM), maior processadora de grãos do mundo, anunciou ontem a construção de sua primeira fábrica de esmagamento de palma no Brasil, entrando em um mercado com crescimento potencial mas ainda concentrado em poucas empresas.

Com início da construção previsto para 2013, a planta estará localizada próxima a São Domingos do Capim, a 140 Km de Belém (PA), e deverá iniciar as operações em 2016. A unidade faz parte do plano de investimento - não revelado - de cinco anos, que incluirá o plantio de árvores em 21 mil hectares, informou a empresa, em nota. A ADM também não informou o volume de produção estimado.

Segundo a presidente do conselho e CEO da ADM, Patricia Woertz, uma parte importante da estratégia do grupo para o crescimento rentável é expandir o tamanho e alcance global da originação e unidades de processamento. E o investimento em palma acrescenta uma nova commodity à cadeia de valores da ADM no país e diversifica as opções de matéria-prima para a produção de biodiesel.

"Somos incentivados pelo compromisso do governo brasileiro com a promoção do desenvolvimento agrícola sustentável que, além de auxiliar a suprir as demandas crescentes de energia do país, também melhora o meio de vida de centenas de famílias de agricultores no programa Selo Combustível Social", afirmou Domingo Lastra, presidente da ADM do Brasil.

Membro da Mesa Redonda do Óleo de Palma Sustentável (RSPO, na sigla em inglês), a aliança internacional que reúne produtores, varejistas e ambientalistas para incutir os conceitos de produção sustentável na cadeia produtiva, a ADM afirma que cumprirá com as orientações e processos da organização para a plantação de palma e fábrica de processamento.

A planta brasileira será a primeira do mundo da ADM que irá processar o óleo de palma. A empresa, no entanto, já refina o mesmo óleo nos EUA e na Alemanha.

Ainda que tenha pouca relevância no Brasil, responsável por pouco mais de 100 mil toneladas de uma produção mundial anual da ordem de 37 milhões de toneladas, o óleo de palma é o óleo vegetal mais consumido. A oferta é encabeçada por Malásia e Indonésia. A China é o maior consumidor.

O principal produtor brasileiro é a Agropalma, que tem 40 mil hectares próprios plantados e outros 10 mil de pequenos e médios produtores, ligados à empresa. Cerca de 90% da produção brasileira da palmácea está no Pará.

No início deste mês, a Vale anunciou a aquisição do grupo paraense Biopalma, por US$ 173,5 milhões. A empresa iniciará sua operação este ano, com estimativa de produzir 500 mil toneladas de óleo por ano em 2019. A produção será usada pela Vale para fabricação de biodiesel para abastecer sua frota de locomotivas, máquinas e os equipamentos de grande porte, em uma mistura de 20% de biodiesel e 80% de diesel comum.

Extraído da polpa da palmeira, o óleo é utilizado na alimentação, como o azeite de dendê. Já o óleo de palmiste, extraído da semente, serve às indústrias oleoquímica e de cosméticos, entre outras.

-------

Nenhum comentário: