PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, março 25, 2013

PRESIDENCIÁVEIS: ''AQUELLOS OJOS VERDES''

25/03/2013
No sertão, Dilma divide palanque com Campos


A presidente Dilma Rousseff e o governador Eduardo Campos (PSB) estarão juntos hoje num palanque pela primeira vez des­de que o pernambucano intensi­ficou suas movimentações para fortalecer sua possível candida­tura presidencial em 2014.

Pela manhã, os dois vão inaugu­rar um trecho de um sistema de abastecimento de água em Serra Talhada, no sertão pernambuca­no. O trecho que será inaugurado custou R$ 118 milhões. Dilma tam­bém entregará 22 retro escavadeiras para municípios pernam­bucanos e deve apresentar um pacote de medidas do governo federal contra a seca.

A presidente e o governador ti­nham um almoço marcado para o início da tarde no Recife, além de outra cerimônia oficial na ca­pital pernambucana. Os eventos foram desmarcados, pois Dilma agendou presença em uma missa em homenagem às vítimas das chuvas em Petrópolis (RJ).

Ontem, na véspera do encontro com Dilma, Campos não quis co­mentar a afirmação feita pelo seu novo aliado, senador Jarbas Vas­concelos (PMDB), que o conside­rou "dissidente" da base aliada ao governo. Esta será a quarta visita da presidente a Pernambuco. A última foi em fevereiro de 2012.

Em ritmo de campanha, o go­vernador participou pela manhã de passeio ciclístico com a famí­lia, inaugurando ciclofaixas mó­veis no Recife. À tarde, presti­giou evento no bairro do Recife Antigo. 

/ B.B. e ANGELA LACERDA

----------------------------------

25/03/2013
De olho na reeleição, Dilma acelera as alianças locais

Presidente tem corrido para definir a reforma na Esplanada dos Ministérios e amarrar, assim, prováveis aliados. Cenários estaduais deverão ter peso decisivo no pleito de 2014.

Hora das alianças estaduais

Cenários locais terão um peso decisivo no momento de os presidenciáveis fecharem os arranjos políticos nacionais de 2014»
PAULO DE TARSO LYRA

A divulgação das primeiras pesquisas de intenção de voto das eleições de 2014 dará um novo combustível para a corrida dos presidenciáveis em busca de apoios de aliados na disputa pelo Planalto no ano que vem. Apesar dos números iniciais apresentarem uma ampla vantagem da presidente Dilma Rousseff, as negociações com os partidos não devem ser tão simples assim. 

Até o momento, as realidades locais ainda têm falado mais alto em comparação com as combinações nacionais.

Dona da caneta, Dilma tem corrido para acertar o novo desenho da Esplanada e amarrar prováveis aliados. Definiu o Ministério da Agricultura para o PMDB mineiro e quer trazer ainda o PR e o PSD para seu lado. As novas conversas estão marcadas para depois da Páscoa. O partido do senador Alfredo Nascimento (PR-AM) quer retomar o controle do Ministério dos Transportes, mas não seria improvável se acabasse sobrando para os republicanos o Turismo, com o deslocamento de Gastão Vieira para a  Ciência e Tecnologia.

Nascimento é categórico ao afirmar que, se a legenda voltar ao governo, fará uma aliança com Dilma de ponta a ponta no país.

"Não faz sentido termos um cargo no governo e não estarmos com a presidente nos palanques estaduais", disse ele ao Correio. O Planalto acha que pode fazer o mesmo com o PSD. "Depois da Semana Santa, vamos insistir em oferecer o Ministério da Micro e Pequena Empresa para Afif (Guilherme Afif Domingos, atual vice-governador de São Paulo). Com um ministério e uma presidente com 70% da aprovação, vamos ver se eles continuam a negar uma união formal conosco", declarou um aliado da presidente.

O PSD, contudo, segue fazendo charme. Seus dirigentes, como o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, juram que a legenda apoiará Dilma. Mas os dois governadores da legenda apontam para outro rumo. Raimundo Colombo, de Santa Catarina, influenciado pelo ex-senador Jorge Bornhausen, está totalmente aberto a conversar com Eduardo Campos (PSB). "Bornhausen sempre vai querer afastar seu partido do PT. Mas os dirigentes do PSD juram que ele não tem voz ativa", espera o secretário de organização do PT, Paulo Frateschi.

Recomposição

No Amazonas, Omar Aziz não poderá concorrer a mais um mandato, mas é a principal voz do PSD no estado e foi isolado — pelo menos por enquanto — por um acordo envolvendo justamente Alfredo Nascimento e o atual líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). "A recomposição está difícil, mas vamos lutar para ter o PSD ao lado de Dilma no Amazonas", assegurou um integrante da burocracia partidária.

Em outro casos, nem sequer a presença em um ministério com orçamento robusto, como é o caso de Cidades, garante alianças estaduais para Dilma. Na maioria dos locais onde o PP deve lançar candidatos a governador, o palanque deve estar aberto para o PSDB de Aécio Neves. Em todos eles, os pepistas são inimigos diretos do PT. Isso ocorre no Rio Grande do Sul com a senadora Ana Amélia; no Paraná, onde o partido está umbilicalmente ligado ao governador tucano Beto Richa; em Minas, já que o PP tem o vice-governador do tucano Antonio Anastasia. E em Alagoas, eles ajudaram a reeleger Teotônio Vilela Filho para o comando estadual. 

"O PP não vai obrigar ninguém a nada. Nossa tradição sempre foi deixar os diretórios estaduais livres para escolher seus caminhos", afirmou o vice-presidente do PP, Ricardo Barros (PR).

Escolhas

Até mesmo dentro da própria legenda corre-se o risco de estar dormindo com o inimigo. O PSB do Paraná, por exemplo, embora não tenha candidato próprio ao governo em 2014, está inserido na administração de Beto Richa (PSDB) e, com isso, deve subir no palanque de Aécio. Em Minas, a situação se assemelha com o atual prefeito, Márcio Lacerda, aliado de primeira hora de Aécio Neves, mas filiado ao PSB de Eduardo Campos. Até o momento, ele garante que o partido não tomou uma decisão. "Estou concentrado no trabalho na prefeitura. Lançamos algumas sementes de trabalho que precisam ser bem conduzidas", disse Lacerda ao Correio.

Tradicional aliado do PSDB desde 1994, quando Fernando Henrique Cardoso escolheu Marco Maciel como vice provocando estupefação em parte do próprio partido — exceção feita em 2002, quando o candidato a vice de José Serra foi a peemedebista Rita Camata (ES) — o DEM sinaliza que em 2014 não será um parceiro tão fácil. "O PSD nos quebrou, levando parlamentares e tempo de televisão. 

Precisamos garantir a nossa sobrevivência", admitiu o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO). "Se para a realidade local for necessário abrir palanque para Eduardo Campos, tudo bem. Se o melhor for apoiar Aécio, ótimo. É improvável, mas se houver algum estado em que estejamos próximos do PT, precisaremos pensar", brincou ele. Presidente do PSDB até maio, o deputado Sérgio Guerra (PE) admite que o cenário está em aberto. "PR, PDT, PTB, PP e PPS. Todas essas legendas estão abertas às conversas. Vamos conversar", completou ele.

Articulações

Confira a situação dos partidos pelos estados

PTB
Roberto Jefferson conversa com Eduardo Campos, o partido em São Paulo é próximo do PSDB e o senador Gim Argello (DF) quer a legenda ao lado de Dilma Rousseff.

PDT
A legenda recuperou o Ministério do Trabalho, mas o presidente Carlos Lupi admitiu ao Correio que está livre para conversar com todos os presidenciáveis.

PP
O partido tem o Ministério das Cidades, mas nos principais locais em que deve lançar candidatos ao governo estadual — Rio Grande do Sul, Alagoas e Minas Gerais — o palanque presidencial deve ser para Aécio Neves.

PMDB
Dilma conseguiu resolver o problema com o PMDB mineiro ao dar o Ministério da Agricultura para Antônio Andrade. Mas enfrenta problemas no Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

PSD
Dilma quer o partido na Esplanada, Gilberto Kassab promete apoio à reeleição da presidente, mas os dois governadores do partido simpatizam com Eduardo Campos.

PPS
O presidente Roberto Freire quer uma fusão com o PMN, conversa escondido com Eduardo Campos e aparece em eventos do PSDB ao lado de Aécio Neves.

PSB
O partido apoia Eduardo Campos, mas poderá enfrentar dificuldades para se posicionar no Paraná e em Minas Gerais, por sua ligação forte com o PSDB.

PR
Se receber de volta o Ministério dos Transportes, embarca na nau dilmista de olhos fechados.

Longo caminho
559
dias

Tempo que falta até o primeiro turno das eleições presidenciais, marcado para 5 de outubro de 2014.
--------------

Nenhum comentário: