PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, abril 09, 2013

DAMA DE FERRO: UMA RELAÇÃO INTERNACIONAL DE AMOR E ÓDIO

09/04/2013
Visão do Correio 

:: Thatcher, a dama do mercado


A única primeira-ministra britânica recebeu, ao longo da trajetória política, aplausos calorosos ou críticas mordazes. Em três mandatos, Margaret Thatcher não conheceu a indiferença. Era-se a favor ou contra ela. Nunca neutro. Ela não buscou consensos durante 11 anos de poder. 

Implementou, com determinação e intransigência, reformas econômicas e sociais controversas. Graças a elas recebeu o apelido de dama de ferro.

Nada mais adequado. As incursões profundas pela economia abalaram estruturas sólidas que mudaram o rumo do Reino Unido e influenciaram importantes Estados. Depois delas, o mundo não seria o mesmo. A filha de pequeno comerciante formada em química pela respeitada Oxford University empenhou-se na moralização das finanças públicas e no combate à inflação.

Cortou gastos e impostos, privatizou estatais, fechou empresas improdutivas, incentivou o livre mercado. Não só. 

A representante do Partido Conservador enfrentou os poderosos sindicatos, que mandavam mais que o próprio governo. Alguns, cuja organização, capilaridade e articulação os tornavam capazes de paralisar o país, tiveram a força sensivelmente reduzida. É o caso do sindicato dos mineradores, que, dizia-se, podia provocar crise energética nacional.

Tão profundas mudanças geraram respostas polarizadas. A política neoliberal possibilitou a milhares de ingleses comprarem a casa própria e ações de empresas recém-privatizadas de energia e telecomunicações. 

A decadente bolsa de Londres ganhou importância, dinamismo e brilho. O país reconquistou a relevância no concerto das nações.

O outro lado da moeda mostra a face sombria. Trata-se do elevado custo social das iniciativas thatcherianas. A recessão se aprofundou. O número de desempregados, no auge das reformas, superou os 3 milhões de trabalhadores — cifra que se assemelhava à dos cruéis anos da Grande Depressão.

Em 1981, a popularidade da dama de ferro despencou para 25%, os níveis mais baixos da história. A Guerra das Malvinas, em 1982, veio em seu socorro. A vitória no conflito devolveu-lhe o prestígio, garantiu-lhe o êxito nas eleições do ano seguinte e elevou a altura da voz britânica no mundo. De braços dados com Ronald Reagan, a premiê atuou decisivamente contra a União Soviética.

Passados 34 anos do tsunami Margaret Thatcher, as opiniões continuam polarizadas. Os opositores a acusam de endeusar o livre mercado. Ao tempo em que esbanjava generosidade com o capital, cobrava alto custo do trabalho. As medidas por ela implantadas aumentaram a recessão e o desemprego. Desamparado pelos sindicatos, o trabalhador viu se esvair o Estado de bem-estar social duramente conquistado nos duros anos pós-Segunda Guerra Mundial. Mesmo depois da morte, um fato é certo. A dama de ferro continuará a provocar amor e ódio.
------

Nenhum comentário: