PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, abril 30, 2013

IMPOSTO DE RENDA: O LEÃO NÃO É MANSO!

30/04/2013
Entrega do IR acaba hoje às 23h59m


Segundo a Receita, cinco milhões de contribuintes ainda não declararam


BRASÍLIA 

O prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda (IR) 2012/2013 termina às 23h59m de hoje. 

Segundo balanço da Receita Federal divulgado ontem, cerca de cinco milhões de contribuintes ainda não haviam prestado contas de seus rendimentos ao Leão até as 16h. 

A estimativa do supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, é que três milhões de brasileiros deixem para enviar o documento hoje - uma média de 125 mil pessoas por hora ou 2,1 mil por minuto até o fim do dia. 

Quem teve rendimento tributável superior a R$ 24.556,65 no ano passado está obrigado a declarar seus ganhos.

O supervisor recomendou que as pessoas não deixem para entregar a declaração nas últimas horas, para evitar algum problema na comunicação com a Receita. A expectativa é que, ao todo, 26 milhões de pessoas enviem o documento. A multa para quem não acertar as contas no prazo varia de R$ 165,74 a 20% do IR devido. O contribuinte deve baixar dois programas: um para o preenchimento da declaração e outro para o envio. Ambos estão disponíveis no site www.receita.fazenda.gov.br. O acerto de contas também pode ser feito por meio de disquetes, que devem ser entregues nas agências do Banco do Brasil e da Caixa.

- As pessoas não devem deixar para o último momento. Pode acontecer qualquer coisa, como falha de comunicação, falta de energia. E as dúvidas surgem na hora de preencher a declaração - disse Adir.

Segundo ele, o principal erro dos contribuintes é a omissão de rendimentos. Mesmo que não sejam intencionais, pequenos detalhes podem levar o documento à malha fina. Este ano, embora o prazo para a entrega ainda não tenha terminado, o Fisco já reteve mais de 21 mil declarações por suspeita de irregularidades e elevação artificial do valor das restituições:

- Muitos esquecem de informar um rendimento menor que tiveram, de uma segunda fonte. O do aluguel, por exemplo.

O ideal é ter todos os documentos em mãos na hora de declarar o IR. 

Os principais são os informes de rendimentos de salários, de instituições financeiras e de aluguéis recebidos de pessoas jurídicas. Também é preciso reunir informações de outras rendas, como pensão alimentícia, doações e heranças recebidas no ano. Dependendo dos negócios realizados no ano passado, o contribuinte precisa ter documentos comprobatórios de compra e venda de bens ou de ações.

doações podem ser abatidas

Este ano, o programa do IR trouxe duas novidades. Além de poder fazer doações a fundos de ajuda à criança e ao adolescente no próprio documento, permite que o declarante importe, da declaração do ano passado, os nomes das empresas de quem recebeu ou para quem fez pagamentos.

Segundo a Receita, o programa do IR oferece ao contribuinte uma lista de fundos, caso ele queira fazer a doação, limitada a 3% do imposto devido. Depois disso, o programa emite um documento de arrecadação de receitas federais (Darf), que precisa ser pago até hoje. Caso contrário, não será possível abater a doação do IR. ( Cristiane Bonfanti)

Nenhum comentário: