PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, agosto 23, 2013

MÉDICOS CUBANOS. CUBA-FAB SEM ESCALA

Médicos cubanos podem vir em avião da FAB para o Brasil

  • Os profissionais serão deslocados para 701 municípios e começam a trabalhar em 16 de setembro
EVANDRO ÉBOLI (EMAIL·FACEBOOK·TWITTER)
Publicado:
Atualizado:
BRASÍLIA - A primeira leva de 400 médicos cubanos que chega ao país no próximo final de semana, para atuar no programa Mais Médicos, pode fazer a viagem entre Cuba e Brasil em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). 

O governo fecha nesta sexta como vai se dar essa logística e essa possibilidade é considerada. Desses 400, 60% são mulheres. Os profissionais serão deslocados para alguns dos 701 municípios descartados pelos médicos brasileiros e outros estrangeiros que se inscreveram no programa. Cabe às prefeituras garantir condições de moradia e alimentação a esses estrangeiros. Se não forem asseguradas essas garantias, o ministério irá deslocá-los para outros municípios.


O Ministério da Saúde não tem informações de quanto dos R$ 10 mil mensais que serão pagos ao governo cubano para cada médico daquele país irá para as mãos desse profissional. Um percentual irá para a família deles. O ministério informou que o montante que caberá diretamente a cada um será maior que o salário de um enfermeiro, ou de outro profissional de saúde, que trabalha na cidade para onde for deslocado.

A maioria desses 701 municípios "esquecidos" pelos médicos - 68% deles - apresenta os piores IDH - índices de desenvolvimento humano - do país. E 84% estão no interior do Norte e Nordeste.

“A partir do acordo com a Opas, que viabilizará a vinda de médicos cubanos ao Brasil, vamos conseguir atender a população dessas cidades. São municípios carentes, que precisam de médicos e enfrentam dificuldades de contratar esses profissionais. Estamos levando médicos muito bem preparados, experientes, que já trabalharam em países de língua portuguesa e com especialização em saúde da família" - disse o ministro Alexandre Padilha, em nota do ministério.

Os primeiros cubanos começam a trabalhar em 16 de setembro, mas antes passarão por três semanas de avaliação. Os 701 municípios estão distribuídos em 22 estados brasileiros. O Piauí é o que concentra o maior número de cidades, 121, seguido da Bahia, 108. No Maranhão, 90 municípios estão nessa lista. Esses três estados possuem algumas das menores proporções de médicos por mil habitantes do Brasil, com destaque para o Maranhão, que conta com o menor índice do país – 0,5 médicos/mil habitantes.

----------------

Nenhum comentário: