A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quarta-feira, janeiro 31, 2007
IGREJA RENA$CER EM CRISTO: TV CANAL "EDUCATIVO"

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA: OS 3 CANDIDATOS (CHINAGLIA, ALDO & FRUET)

(*) MOE Howard, LARRY Fine & CURLY Howard compunham os "3 Patetas" no cinema.
--------------------------------------
Aliados de Chinaglia formam megabloco com 273 deputados na Câmara :
Brasília: Os partidos que apóiam a candidatura do petista Arlindo Chinaglia (SP) à presidência da Câmara se uniram para a formação de um megabloco com a adesão de oito partidos: PMDB, PT, PP, PR, PTB, PSC, PTC e PT do B. Juntos, as legendas somam 273 deputados e se tornaram a maior força política da Câmara --já que o PMDB e o PT elegeram as maiores bancadas na Casa.
A decisão motivou uma contra-ofensiva da oposição, que também se uniu na formação de um novo bloco na Câmara integrado pelo PSDB e PPS. Os dois partidos somam 88 deputados, a segunda maior força na Casa Legislativa.
Segundo o deputado Ricardo Barros (PP-PR), a decisão dos aliados de Chinaglia de formar o megabloco foi provocada pelo fato dos aliados do candidato Aldo Rebelo (PC do B-SP) também terem formado nesta terça-feira um bloco integrado pelo PC do B, PSB, PDT, PAN, PMN e PHS --que reúne 68 deputados.
O megabloco dos aliados de Chinaglia terá direito a, pelo menos, quatro dos seis cargos titulares da Mesa da Câmara. O grupo também poderá escolher as presidências de dez comissões da Casa.
A eleição para a presidência da Câmara será realizada nesta quinta-feira. Além de Aldo e Chinaglia, o candidato Gustavo Fruet (PSDB-PR) disputa o comando da Casa Legislativa.
Fonte: Folha Online
[:.T&Gn].
CUBA: FIDEL E SEU FIEL ESCUDEIRO (Caracas !!!!)

Fidel Castro reaparece na televisão cubana junto a Hugo Chávez:
Havana, 30 jan (EFE).- O presidente cubano, Fidel Castro, reapareceu hoje, ao lado do venezuelano, Hugo Chávez, na televisão cubana, após três meses sem imagens suas e na véspera de completar meio ano afastado do poder.
"Ó César!", disse Chávez na porta no quarto. Castro convidou o aliado a entrar com um "adiante".
Castro, em sua conversa com Chávez, explica que sofreu uma queda (em outubro de 2004 em Santa Clara) e que, quando ainda sae recuperava, veio a doença.
O presidente venezuelano elogiou a força da voz do líder cubano, comentando que ele falava "mais forte que há 48 anos, quando foi a Caracas".
"Fidel disse há poucos dias que esta batalha não está perdida. Eu diria ainda mais: estamos ganhando e ganharemos", disse Chávez depois à televisão cubana.
(Fonte: Folha Online),
[:.T&Gn]
POSSE EM BRASÍLIA: "OS ALQUIMISTAS ESTÃO CHEGANDO ..."

TRIGO: "YO TENGO TANTOS HERMANOS ...
A redução das alíquotas de exportação pela Argentina também prejudica a cadeia produtiva brasileira, lembrou Hosken. A alíquota de exportação do trigo para o Brasil é de 20%, da farinha é 10% e a pré-mistura de farinha caiu de 10% para 5%. Com todos esses fatores como “pano de fundo”, contou Hosken, grandes moinhos brasileiros estão firmando “joint-venture” para produzir farinha no país vizinho - nesse caso, eles se tornariam meros “distribuidores” do produto argentino no Brasil. Já os moinhos menores, que não têm força financeira para esta operação, optariam em importar trigo da Argentina. “Isso destruiria toda a indústria brasileira”, apontou Hosken. No Brasil, há 206 moinhos de farinha de trigo, dos quais 47 detêm 86% do mercado. O setor emprega cerca de 35 mil pessoas. Já os produtores de trigo somam cerca de 160 mil em todo o País.
terça-feira, janeiro 30, 2007
PAC: "GOVERNADORES... PESQUE & PAC"

GOVERNADORES querem fatia da CPMF e aumento na particação na CIDE:
$UDAM: O RETORNO (RE)PARTE II

SUDAM ressurge respondendo a 290 inquéritos:
EDITORIAL: EFEITO ESTUFA & CO2
................
O que pretendíamos enfatizar e o que ora fazemos (Libertas quae sera tamen), é sobre uma noticia veiculada pela “vênus platinada” no seu programa de entretenimento (sic) dos domingos à noite (21/01/2007).
A notícia enfatizava o “efeito estufa” e a variação brusca do clima do “globo”, cujos efeitos são os níveis excessivos de calor ou frio, bem como o agravamento dos problemas ecológicos: nevascas, chuvas, tempestades tropicais, maremotos, Tsunami, El Niño, La Niña, entre outras catástrofes.
O que se sabia, até então, é que “diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo” (http://www.wwf.org.br/)[2].
Entretanto, a mesma notícia “dava conta de que” o responsável pelo aumento do buraco na camada de ozônio (O3) da Terra é o gado vacum, através de seus gases e dejetos (a montante e a jusante... Iac!) que, quando liberados, produzem (gás) dióxido carbônico (CO2) diuturnamente.
Daí o eterno questionamento: a quem serve a mídia?
No dia 19/01/2007 (dois dias antes), o governo, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) disponibilizou online, o Plano Agrícola e Pecuário 2006-2007, com o seguinte lema, “o campo tem o seguinte desafio: voltar a ser a locomotiva da economia e grande gerador de empregos, manter os expressivos saldos da balança comercial e continuar promovendo a interiorização do desenvolvimento e a inclusão social” (p.1).
Em estudo anterior, do MAPA, “Projeções do agronegócio...”, (2005, p. 9), afirma: “O Brasil é um grande produtor, consumidor e exportador de carnes. Em relação à carne bovina, o Brasil é o segundo maior produtor mundial atualmente e seu consumo é o terceiro maior do mundo. Sua liderança ocorre também nas exportações, ocupando, a partir de 2004, a posição de primeiro lugar, com 26,4% das exportações mundiais de carne bovina”, (ver Quadro 1).
Quadro 1. BRASIL/Mundo. Exportação carne bovina. 2000/05. (Em %)
(2000) 2001 (2002) 2003 (2004) 2005
(8,55) 13,18 (14,14) 18,65 (25,05) 26,4
Fonte: MAPA. “Projeções...”. Dados brutos.
Contudo, como “Deus é PAE...”.
Em 08/08/2006, uma matéria da Folha de SP, “Solução para excesso de CO2 pode estar no mar, dizem cientistas”, dizia:
“A superfície do fundo do mar poderia ser a solução para o excesso de dióxido de carbono (CO2), um dos principais fatores que levam ao aquecimento global, segundo estudo publicado pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".
Os Estados Unidos, considerados um dos principais poluentes atmosféricos do mundo, contam com uma enorme quantidade desses sedimentos.
(UFA!!!!)
Voltando à questão: A quem serve a mídia?
[1] Neste caso, uma marca de antivírus.
[2] WWF (World Wildlife Fund) foi traduzido como “Fundo Mundial da Natureza”. É uma “ONG” internacional, cujo símbolo é o ursinho Panda.
PRESIDÊNCIA DA CÂMARA: [DE]BATE (... EM QUEM ???)

Às vésperas da eleição o tom ríspido marcou o confronto dos três candidatos à presidencia da Câmara.
...........
O Debate realizado nesta segunda-feira (29) entre os candidatos à presidência da Câmara - Arlindo Chinaglia, Aldo Rebelo e Gustavo Fruet - agravou a crise entre os partidos da base governista expondo a fratura entre o PT de Arlindo Chinaglia (SP) e o PC do B de Aldo Rebelo (SP).
No fim do debate, Aldo chegou a dizer que a eventual vitória do petista seria negativa para a democracia.
A franqueza de Aldo surpreendeu os petistas que foram ao estúdio da ''TV Câmara'' e assistiram as mais de duas horas de debate.
Chinaglia foi cobrado várias vezes a dar explicações sobre o apoio que recebe de deputados e partidos envolvidos no mensalão, como o PP, o PTB e o PL, além do próprio PT.
Gustavo Fruet insistiu na necessidade de independência do Legislativo e afirmou que a vitória de Chinaglia ou de Aldo significaria a subordinação da Câmara ao Palácio do Planalto.
Ele também defendeu a instituição do voto aberto para as votações na Casa, à exceção da votação de vetos impostos pelo presidente da República a matérias aprovadas pelo Legislativo. Fruet observou que sete dos escândalos dos últimos meses teve origem no Congresso. "Temos que inverter essa ordem", afirmou, alertando para pesquisas segundo as quais 47% dos entrevistados afirmam que a democracia pode continuar sem deputados e sem senadores. O tucano disse que uma das suas propostas é a de "colocar um agenda positiva, tirar a Câmara do noticiário policial e colocá-la no noticiário político".
Os três candidatos reconheceram o tom ríspido do debate. ''Só me defendo, eu nunca puxo a faca primeiro'', disse Chinaglia. ''Vou procurar na lista telefônica o nome de um psicólogo para sugerir a Chinaglia.
Ele só queria me atacar e ao PSDB'', comentou Fruet.
''Quando estava ficando bom, acabou'', brincou Aldo.
...............
(Fonte: Agência Estado);
[:.T&Gn].
PAC: " ... PR´Á NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES"(*)
Entre as iniciativas definidas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal, a de desoneração de impostos para computadores vai dar mais um forte incremento ao setor, que já colheu resultados expressivos no ano passado.
"... VÁ PLANTAR BATATAS lei da oferta e demanda !!! "
Guarapuava. A Prefeitura de Guarapuava distribuiu ontem à população 120 toneladas de batatas que iriam ser jogadas fora pelos produtores locais.
Dados do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria de Estado da Agricultura, mostram que enquanto nessa mesma época de 2006 os produtores estavam recebendo em média R$ 50 pela saca da batata, este ano o preço da saca está na faixa de R$ 7.
O aumento na produção de batatas no Paraná nesta safra, comparada com a safra 2005/2006, foi de 35%. Segundo o técnico do Deral, Dirlei Antonio Manfio, por causa do alto preço do ano passado os produtores aumentaram a área plantada e também investiram em tecnologia nesta safra. Entretanto, em 2006 o clima não colaborou e a produção foi mais baixa.
segunda-feira, janeiro 29, 2007
sexta-feira, janeiro 26, 2007
"HACKER´S" = "RATOS & URUBUS ...
LULA & ITAMAR: "AMIGOS PARA SEMPRE..."
PAC: "PESOS & MEDIDAS" (O cais - ou caos - do ver o peso...)
Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou os presidentes dos partidos aliados para participar da reunião do conselho político do governo, na próxima terça-feira, que irá tratar da implantação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
quinta-feira, janeiro 25, 2007
UM PAC AGRÍCOLA* ?
O ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, propôs ontem ao seu sucessor, o ministro Luís Carlos Guedes Pinto, a elaboração de um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) exclusivo para a o setor agrícola brasileiro.
CNJ: "JUS-PIZZA" SALARIAL
CNJ: "JUSTIÇA" SALARIAL (... ops !!!)
Brasília: O CNJ decidiu abrir investigações administrativas contra os 14 tribunais que se recusaram a cortar os vencimentos acima do teto de R$22.111,00 por mês.
........
Um levantamento feito pelo CNJ revelou a existência de salários de até R$34,8 mil/mês.
....
O CNJ havia fixado um prazo até 20/janeiro para os tribunais fazerem os cortes nos salários e se ajustarem ao limite constitucional.
....
Apenas 5 tribunais se enquadraram: TRF/Recife, tribunais de Justiça da Bahia, Paraná, Alagoas e Roraima. Os demais mandaram relatórios ao CNJ com justificativas para manter o benefício.
(Fonte: O Globo Online).
[:. T&Gn].
FORUM ECONÔMICO MUNDIAL: "DA(VOS) E DO(H)A EM QUEM DOER..."
TAXA DE JUROS... SÓ NO "COPOM" !!!
.............
(...)
COMBUSTÍVEIS "VERDE": ÁLCOOL vs. MILHO
............
(...)
quarta-feira, janeiro 24, 2007
PAC: "GOVERNADORES..." (governar as dores...)
PAC: "CUT QUER TAMBÉM PROTEGER O FUNDO DO TRABALHADOR"
PAC: "REA(L)JUSTE DOS $ERVIDORES FEDERAI$"
PAC: "PESOS* & MEDIDAS"
terça-feira, janeiro 23, 2007
PAC: "QUEDA DE JUROS ou QUEDA-DE-BRAÇOS ?"
BRASÍLIA. O presidente do BC, Henrique Meirelles, evitou polemizar com o ministro da Fazenda Guido Mantega que, durante a apresentação do PAC "cobrou" a queda de juros, de acordo com os "anseios" do mercado.
"Encarei como uma manifestação de confiança do ministro na capacidade do BC de entregar a inflação na meta, de forma consistente e continuada", disse Meirelles.
O ministro não comentou sobre a previsão de que a taxa de crescimento possa atingir 4,5% este ano.
É sabido que, até março o COPOM (Comitê de Política Monetária) se reunirá para manter a previsão parcial de uma taxa de 3,8%.
(Fonte: O Globo).
[:. Título e grifos nossos].
FGTS: "QUEM PAGA O PA(C)TO" ?
FORÇA SINDICAL: "ATÉ TU, BRUTUS ..."
[Título e grifos nossos].
segunda-feira, janeiro 22, 2007
PAC - 7 MEDIDAS PROVISÓRIAS
PAC - "PMDB: NÓ(I)S NA FITA ... DO PACOTE !"
Parte das resistências concentrava-se na Receita Federal, que temia perder arrecadação com um eventual festival de cortes de impostos que seria promovido pelo governo. A ala dos resistentes defendia menos “bondades”, mais redução de gastos e ainda uma nova rodada de reformas constitucionais.
(...)
sábado, janeiro 20, 2007
EDITORIAL: O MERCOSUL TAMBÉM "AFUNDARÁ" ?
Tal qual Millôr in “livre pensar é só pensar”, tentamos o “livre escrever é só escrever”, contudo, se responsabilizando por aquilo que publicássemos, ao invés de “(...) esqueçam o que escrevi!”. E, desse modo, assumindo a pérola pequeno-principiano “você se torna responsável por tudo aquilo que” escreves...
Em relação ao túnel do metrô, as primeiras explicações tentavam atribuir a responsabilidade da tragédia às chuvas no mês de janeiro (em excesso), que se antecipou “as águas de março” -- o que, rapidamente careceu de outros argumentos mais convincentes, ainda que à espera dos laudos técnicos.
Mesmo que acreditássemos que a chuva fosse a “culpada”, onde entra o Homem nesse episódio? Estaria a mãe-Natureza (mais do que nunca) dependente e à mercê de seus “filhos”? O que dizer das altas e baixas temperaturas que assolam o mundo causando o conhecido efeito-estufa, seja pelo degelo da Antártica, seja pelo fenômeno El Niño.
Por que nessa obra (linha amarela) os metroviários não participam, segundo denúncias do sindicato da classe?
E as indenizações às famílias dos falecidos ou desabrigadas? As “30 moedas” os trarão de volta? Essas moedas resgatarão as “histórias” familiares que essas casas (tragadas ou demolidas) “abrigavam”? E a defesa civil? Qual a parte que lhe cabe “nesse minifúndio”? Ela mantinha uma operação preventiva, uma vez que também se noticiou sobre outros desmoronamentos, meses antes, nessa linha do metrô? Você leitor, ao certo, também tem outros questionamentos?
sexta-feira, janeiro 19, 2007
HAPPY-HOUR: "CÚPULA DO MERCOSUL...¡ MUY HERMANOS ! "

"CHAMADA DE TRABALHOS"
ABERTURA DO EVENTO:
QUESTÕES NÃO RESOLVIDAS PELA CÚPULA:
1. Discursos de encerramento dos líderes mostram Mercosul dividido;
2. Crítica de Evo Morales à Colômbia cria mal-estar na cúpula do Mercosul;
3. Ajuda a países pequenos vira polêmica em reunião do Mercosul;
4. Brasil desiste de ajudar sócios menores do Mercosul.
EVO MORALES: "¿ HERMANOS ? ¡ PERO NO MUCHO !!! "
Uma crítica do presidente da Bolívia, Evo Morales, à Colômbia criou um atrito na reunião de cúpula do Mercosul, nesta sexta-feira (19).
Morales irritou o presidente colombiano, Alvaro Uribe, ao criticar acordo comercial feito pela Colômbia com os Estados Unidos.
"Países como Cuba, Argentina e Venezuela, vivem no anti-neoliberalismo e com dignidade, enquanto a Colômbia, apesar da ajuda americana, tem déficit comercial e fiscal", discursou Morales.
Citando dados da Cepal - a comissão econômica para a América Latina -, Morales disse que Cuba foi, em 2006, a campeã de crescimento na região, com 12,5%. Já a Colômbia, disse ele, teve "bilhões" em déficit.
Ele aproveitou para se dirigir diretamente ao presidente Lula para defender o aumento do preço do gás que a Bolívia vende ao Brasil. "A Bolívia não pode continuar subvencionando o gás brasileiro".
[:. Título e grifos nossos].
(Globo.Com)
CHÁVEZ: "FOI SEM QUERER, QUERENDO..."
[:.Titulo e grifos nossos].
(Globo.com).
EVO MORALES: "À TODO GÁS..."
CÚPULA DO MERCOSUL: "HERMANOS"
IMPOSTOS: "ESSE TIO SAM É U'A MÃE ! "
Segundo revelaram fontes em Brasília, um dos pontos do relatório é a questão do sistema de impostos no País, considerado como pouco eficiente e que não estaria colaborando para atrair investidores. Oficialmente, a ONU prefere ainda não comentar o relatório, já que por meses o conteúdo da revisão das políticas brasileiras está sendo alvo de uma verdadeira negociação entre o que as Nações Unidas escreve e o que o governo brasileiro avalia que seja correto. Mas fontes em Genebra confirmam que a crítica sobre o sistema de impostos estará no documento oficial.
De acordo com o relatório, a carga tributária nacional não seria competitiva e o sistema atua como um obstáculo aos investidores que queiram entrar no País. (...)
(...)
Segundo a consultoria, a concorrência internacional fez com que países reduzissem seus impostos nos últimos 14 anos. Para a KPMG, há uma relação entre o sistema tributário e o desempenho econômico dos países, já que taxas menores podem dar vantagens competitivas e garantir crescimento para as economias em desenvolvimento. Não por acaso, a média dos impostos nessas 86 economias caiu de 38%, em 1993, para 27,1%, atualmente.
No caso do Brasil, porém, o País passou de taxas médias de 25%, em 1998, para 33%, em 1999, 37%, em 2000, e 34%, desde 2001.
[:. Título e grifos nossos].
Jamil Chade. Agência Estado.
IMPOSTOS: "CALMA, O LEÃO É MANSO ! "
quinta-feira, janeiro 18, 2007
HAPPY-HOUR: "EL CONDOR PASA"
El Condor Pasa
Raices de América
Composição: Paul Simon - Jorge Milchberg - Daniel A. Robles
En el imperio incaico el indio está, sin luz, sólo está, triste está. Detrás de los silencios quedará jamás, nunca más, volverá. El inca ya se fué, a morir rumbo al sol, y en su alma un condor va a llorar su dolor volando. Vuela, vuela el cóndor la inmensidad, sombra de la altipampa. Sueño de la raza americana sangre de la raza indiana. El inca há sido traicionado, llorando las quenas están. La Pachamama al coya enseño a morir por la libertad !
'AVANT-PREMIÈRE': "2 FILHOS DE INÁCIO"
BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quarta-feira, a conciliação entre o líder do governo Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), na disputa pela presidência da Casa. O presidente disse, no entanto que o Palácio do Planalto não vai interferir na disputa.
“— Não vai ter interferência do Planalto. O poder Legislativo é autônomo. Você sabe da relação que tenho com o Aldo e com o Arlindo. Trato todos como filhos. Eu nunca estou a favor de um filho. Vou sempre tentar criar a conciliação”— disse Lula, após participar de cerimônia no Palácio do Planalto com prefeitos.
(...)
“— Quando tem dois companheiros que você considera como irmãos e como filhos você não toma partido. Você espera que eles resolvam. Se eles não resolverem entre os dois, a democracia resolve” – afirmou.