PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, março 05, 2008

COLÔMBIA & OEA: SALVA PELO 'TIO SAM'?

Apoio dos EUA impede condenação de Colômbia na OEA, diz 'Página 12'

“Conseguir apoio para uma moção de repúdio à Colômbia na OEA (Organização dos Estados Americanos) é uma missão impossível”, afirma a coluna assinada pelo editor de política do jornal, Mario Wainfeld.
“O principal aliado dos Estados Unidos na região conta com um escudo protetor de muitos países, em especial da América Central, fortemente influenciados em sua economia, política e até seu idioma pela principal potência do mundo.” Segundo o jornal, o resultado da reunião da OEA convocada para a terça-feira – de não condenar a Colômbia nem criar uma comissão investigadora, mas apenas convocar uma reunião dos chanceleres do continente - já era esperado. O Página 12 afirma que esta não é uma solução definitiva, “mas vale”. “A esta altura, não existe uma panacéia, nem é imaginável desativar tudo de um dia para o outro. Álvaro Uribe, sob a sombra da maior potência do mundo, põe em cheque a paz na região.” Na reportagem sobre o mesmo assunto, o jornal afirma que a “Colômbia conseguiu sair ilesa em sua primeira batalha contra o Equador na OEA”, graças ao apoio americano na organização. “Em um sinal de forte apoio, e em uma das poucas vezes em que se referiu à América Latina, o presidente norte-americano, George W. Bush, falou pessoalmente pela televisão e deixou claro que não ia abandonar seu ‘aliado democrático’.” O jornal ainda destaca o tom emotivo da ministra do Exterior equatoriana, Maria Isabel Salvador, que apresentou a queixa na reunião da OEA, em Washington e rebateu os argumentos colombianos para justificar a invasão territorial. O representante colombiano, segundo o jornal, adotou o mesmo tom de seu governo, de pedir desculpas brevemente e acusar os governos equatoriano e colombiano de ter ligação com as Farc.
“A saída fácil que a Colômbia obteve ontem (terça-feira) teria sido difícil de conseguir sem o valioso apoio dos Estados Unidos. Antes de realizada a sessão da OEA, foi o presidente Bush que o expressou com maior claridade. ‘A mensagem de nosso país para o presidente (Álvaro) Uribe e ao povo colombiano é que estamos ao lado de nosso aliado democrático’.” O Página 12 ainda afirma que o representante americano na OEA fez o possível para não regionalizar o conflito e afirmou que se tratava de uma questão entre a Colômbia e o Equador. BBC Brasil, 0503.

Nenhum comentário: