PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, julho 05, 2010

GOVERNO LULA/BNDES [In:] A FARRA DO BOI

...

Contas públicas

BNDES promove farra de empréstimos

Desembolso em maio foi de 10,4 bilhões de reais – 72% superior ao liberado no mesmo mês de 2009. O crescimento impacta diretamente as contas do Tesouro

...


O Programa de Sustentação do Investimento (BNDES-PSI) já liberou R$ 36,6 bilhões e impulsionou desembolsos do banco

O Programa de Sustentação do Investimento (BNDES-PSI) já liberou R$ 36,6 bilhões e impulsionou desembolsos do banco (AFP)

Em maio, as contas do governo central apresentaram resultado ruim, em função, principalmente, do desempenho do Tesouro, que registra prejuízo em seus empréstimos ao BNDES

Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) somaram 10,4 bilhões de reais em maio, valor 72% superior aos 6 bilhões de reais liberados em maio de 2009, informou a instituição em nota divulgada nesta quinta-feira. No acumulado de janeiro a maio de 2010, os desembolsos totalizaram 46 bilhões de reais, com alta de 41% na comparação com igual período do ano passado.

No acumulado do ano, houve crescimento dos desembolsos em todos os setores da economia – agropecuária, indústria, infraestrutura, comércio e serviços. A área de infraestrutura respondeu por 41% dos empréstimos do banco nos primeiros cinco meses de 2010, com total de 18,6 bilhões de reais. A indústria, com 29% das liberações globais, absorveu 13,3 bilhões de reais em financiamentos no período. Já ao setor de comércio e serviços foram desembolsados 9,8 bilhões de reais (21% do total). À agropecuária foram concedidos 4,2 bilhões de reais (participação de 9%).

Na nota, o banco credita ao BNDES PSI (Programa de Sustentação dos Investimentos), “programa criado pelo governo federal em julho do ano passado para impulsionar o crescimento por meio do aumento dos investimentos", o crescimento dos desembolsos.

Tesouro – A despeito da maior demanda por parte das empresas por financiamento de seus investimentos, dado o forte aquecimento da economia, e da disposição do BNDES em conceder esses recursos, chama a atenção o peso desta decisão para as contas do governo. Precisando se capitalizar, o BNDES tem recorrido ao Tesouro Nacional, o qual lhe empresta recursos com remuneração menor do que o custo de captação no mercado. O prejuízo com estas operações tem prejudicado seu desempenho no campo fiscal. Foi o Tesouro o principal responsável pelo déficit de 509,7 milhões de reais do governo central (que engloba, além dele, a Previdência Social e o Banco Central) em maio, o pior resultado para o mês em 11 anos.

Analistas têm alertado que a atuação do banco contribui para a elevação dos juros no país. Como grande parte das empresas pega juros subsidiados, o Banco Central é obrigado a elevar a Selic do resto da economia para frear o crescimento, afirmou Carlos Eduardo Gonçalves, professor de economia da FEA/USP em recente entrevista ao jornal O Globo. Alguns especialistas apontam ainda que a forte expansão dos empréstimos do banco tem elevado de forma perigosa a dívida bruta do país, que está em 64,4% do PIB.

(Com Agência Estado)

VEJA.

---

Nenhum comentário: