PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, março 19, 2013

ALIMENTO DERIVADO DE SODA

19/03/2013
Anvisa suspende a fabricação de AdeS


Por causa de casos de soda cáustica encontrada em suco de maçã, o órgão regulador proíbe a produção e a venda de itens da marca

BÁRBARA NASCIMENTO
ANTONIO TEMÓTEO


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu ontem a fabricação e a comercialização de sucos com soja da marca AdeS. Os itens da planta industrial de Pouso Alegre (MG) foram proibidos de circular por estarem contaminados com hidróxido de sódio (soda cáustica) na concentração de 2,5% do total do líquido. Apesar do composto só ter sido identificado em 96 caixas de suco de maçã, todos os 32 produtos da linha TBA3G (veja arte) foram, por precaução, impedidos de ser vendidos. 
Além disso, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) convocou representantes da Unilever, controladora da AdeS, a prestarem esclarecimentos hoje, em audiência pública, em Brasília. A empresa já havia anunciado, na última quarta-feira, um recall para o recolhimento de embalagens do lote AGB 25, no qual foi identificado o problema.

A presença da substância, usada para a limpeza das máquinas de fabricação, foi detectada depois de consumidores reclamarem de queimaduras na boca, enjoos e náuseas após ingerirem o suco de maçã. Pelo menos 14 consumidores beberam do líquido contaminado e, segundo a Unilever, já estão sob cuidados médicos. A companhia ressaltou que, desde o último dia 13, o equipamento no qual foi detectado o problema está fora de atividade.

Representantes da vigilância sanitária do município e do estado visitaram ontem a fábrica mineira para verificar “as condições sanitárias de produção do alimento”, segundo nota da Anvisa. De acordo com a prefeitura de Pouso Alegre, um agente municipal e um estadual inspecionaram as instalações da fábrica e devem concluir um relatório técnico hoje. Os produtos intoxicados foram distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A AdeS ainda não sabe estimar o tamanho do prejuízo nem quantas unidades, no total, foram suspensas.

Cuidados

A Unilever e a Anvisa recomendam que os consumidores que tiverem comprado o produto o troquem ou solicitem o reembolso por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Os canais disponíveis são o telefone 0800-707-0044, das 8h às 20h, ou o endereço eletrônico sac@ades.com.br. As dúvidas  ambém podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento da Anvisa: 0800-642-9782.

De acordo com o pediatra Carlos Alberto Tayar, do Centro de Informação Toxicológica do Distrito Federal, a quantidade de hidróxido de sódio diluída no suco de maçã pode provocar queimaduras na mucosa e dormência na boca, no esôfago e no estômogo, além de enjoos, náuseas e vômitos. Em quantidades maiores, a soda cáustica pode comprometer o funcionamento de alguns desses órgãos. 
Tayar ressaltou que o tratamento consiste em uma alimentação leve e na ingestão de bastante líquido. Uma medicação específica só é prescrita, porém, nos casos em que o paciente reclama de dor. “Cada caso precisa ser avaliado separadamente. Por meio de uma endoscopia, é possível identificar a gravidade das queimaduras”, completou.

Desconfiança


Apesar de a Unilever garantir que não há mais unidades contaminadas nas prateleiras de supermercados, os brasilienses estão preocupados. O auxiliar administrativo Theo Miranda, 25 anos, consome os itens há seis anos. Ele compra, pelo menos, duas caixas do leite e do suco de uva por semana, mas, após o anúncio da contaminação, não sabe se continuará com o mesmo hábito. “Fico desconfiado se vou beber algo contaminado ou não.”
--------------

Nenhum comentário: