PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, março 19, 2013

''-- PAPAI EU QUERO ME CASAR! -- Ó MINHA FILHA VOCÊ DIGA COM QUEM!!! '' *

19/03/2013
De Dilma para Francisco

Presidente diz que Pontífice deve levar em conta as "opções diferenciadas" dos indivíduos

Deborah Berlinck
Fernando Eichenberg
Enviados especiais


ROMA 

Não se sabe ainda o que a presidente Dilma Rousseff dirá hoje ao Papa Francisco no breve encontro previsto após a missa inaugural de pontificado no Vaticano, mas ontem ela não se conteve em mandar um recado: aconselhou a Igreja Católica a respeitar as escolhas individuais. 

Ao contrário da maioria dos chefes de Estado latino-americanos, que têm apenas festejado a eleição de um Papa originado do continente, a presidente não se privou de mostrar alguns pontos de discordância com a Igreja Católica. Dilma disse que o Papa Francisco não pode ficar somente na defesa dos pobres, mas deve levar em conta as demandas do mundo moderno pelo respeito às liberdades de cada um.

Para ela, o Papa tem "uma missão a cumprir".

- É uma postura importante (a Igreja para os pobres). É claro que o mundo pede hoje, além disso, que as pessoas sejam compreendidas, que as opções diferenciadas das pessoas sejam compreendidas - disse ontem, após ter percorrido a exposição do pintor renascentista italiano Ticiano (1485-1576), na Scuderie Quirinale.

A presidente não esclareceu quais seriam as "opções diferenciadas das pessoas", nem se poderiam ser uma referência a diversidades sociais e/ou religiosas. Entre os temas atuais de sociedade contestados pela Igreja Católica estão o homossexualismo, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o aborto. No âmbito religioso, o Vaticano não tem digerido o crescimento de outras igrejas no mundo, como a evangélica.

Dilma apontou o aspecto "multirreligioso" no Brasil, mas reconheceu que a maioria da população "professa a religião católica". 

Sobre a possibilidade de que um Papa latino-americano influencie as políticas no Brasil em relação à lei do aborto ou ao casamento entre homossexuais, ela disse não acreditar que a eleição de Francisco vá favorecer os que apoiam estas questões.

- Não me parece que seja um tipo de Papa que vai defender esse tipo de posição. Pelo menos vocês (a imprensa) dizem isso.

O cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco, manifestou ao longo dos últimos anos opiniões contrárias ao casamento gay e ao aborto, dentro dos preceitos defendidos pela Igreja Católica.

"Ele É Latino-americano!"

A presidente destacou, ainda, a importância de um Papa argentino para o continente latino-americano, definindo como "uma honra em qualquer hipótese". E foi lacônica ao ser perguntada sobre a expectativa frustrada dos brasileiros ao não verem o gaúcho dom Odilo Scherer ser eleito Papa, uma possibilidade apontada por vários vaticanistas antes do conclave.

- Acho essa pergunta um tanto estranha - respondeu, após um breve silêncio, completando. - Ele é latino-americano!

Em relação ao ressurgimento das denúncias de que Bergoglio teria sido cúmplice do regime militar da Argentina, nos anos 1970-80, no contexto de uma ampla conivência da Igreja Católica argentina, Dilma apontou a diferença no caso brasileiro.

- Acho que a Igreja brasileira foi extremamente combativa contra a ditadura em geral.

À tarde, após seu encontro com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano, ela voltou a falar sobre a preocupação da Igreja com os pobres, mas desta vez sem fazer ressalvas sobre outros temas com chances de criar polêmica:

- Acho que um Papa preocupado com a questão dos pobres no mundo tem um papel especial. E acho que cumpre aí com os princípios básicos que inspiraram o cristianismo e inspiraram Cristo.

Dilma teve um encontro ainda ontem, no início da noite, com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano. 

Pela manhã, ela tentou, mais uma vez, sair do Hotel Excelsior, onde está hospedada, escondida da imprensa, que a esperava no saguão. Mas acabou surpreendida ao ser descoberta pelos jornalistas na exposição de Ticiano. 

Na visita à mostra, em que foi guiada pelo diretor do museu, demorou bastante diante do quadro "A Punição de Marsia" (1570-76, do acervo do Museu Nacional de Kromeriz, na República Tcheca), que encerra o percurso. A tela integra uma série de obras inspiradas em temas mitológicos pintadas por Ticiano. Dilma anunciou que levará ao Brasil uma exposição de Lorenzo Lotto (1480-1556), pintor da Escola de Veneza.

Na cerimônia desta manhã no Vaticano, José Graziano representará não somente a FAO, mas também o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, que lhe pediu para transmitir ao novo Papa o respaldo da organização mundial para a "erradicação da fome e da miséria no mundo".

- São Tomás de Aquino costumava dizer que Deus é como o primeiro motor, que coloca em movimento todas as engrenagens do mundo. Se nós não conseguirmos superar essa fome, não conseguiremos atingir os outros degraus, que são a igualdade das mulheres, a erradicação do analfabetismo - disse Graziano.
-----------
(*) Cancionismo do folclore brasileiro.
---

Nenhum comentário: