PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, maio 10, 2013

MARINGÁ. CIDADE CANÇÃO. 66 ANOS (1947-2013)

...
Prefeitura vai comemorar aniversário de Maringá com desfile para a comunidade
 
Secretaria de Comunicação
 
Clique para ampliar a foto
Carros alegóricos estão sendo finalizados para o desfile em homenagem aos nordestinos que colonizaram Maringá 
Foto: André Renato/SECOM
   O desfile em comemoração ao aniversário de 66 anos de Maringá terá como tema “Do Sertão para Maringá”, uma homenagem aos nordestinos. As alas do desfile terão como foco a participação deles na colonização da cidade, destacando a atuação dos retirantes desde a época do desmatamento e retratando traços da cultura do sertão que permaneceram, como a Festa Junina.
   Pelo terceiro ano consecutivo o evento será à noite, nesta sexta-feira (9), a partir das 19h30, na Avenida Horácio Racanello. Parte das comemorações do aniversário de Maringá este ano será no dia 10 de maio, embora o feriado seja transferido para o dia 13 conforme lei municipal 8.045/2008.
   O secretário de Cultura, Jovi Barboza, garante que o público vai se surpreender este ano com a qualidade dos carros alegóricos, das fantasias, coreografias e com a música, composta especialmente para o desfile.
   “Os carros e as fantasias estão quase prontos, os bailarinos e o grupo musical estão bem ensaiados, alunos de escolas municipais estão empolgados e todos os preparativos estão sendo finalizados para que possamos promover uma grande festa em homenagem a Maringá. No dia do aniversário, a população que será presenteada com um evento maravilhoso”, garante.
   As homenagens vão destacar o nordestino, mas sem menosprezo aos diferentes migrantes brasileiros que também tiveram um papel importante na história de  colonização de Maringá.
   “As narrativas orais e escritas sobre a história oficial de Maringá muitas vezes omitiram a participação dos nortistas e nordestinos na aventura colonizatória, mas a relação do povo nordestino com Maringá remonta bem antes do início da formação da cidade”, justificou o secretário.
   Além das alas temáticas, está confirmada a participação de outras entidades e instituições na ala dos convidados.
   O percurso vai abranger o trecho da avenida Horácio Racanello entre as avenidas Duque de Caxias e Herval. O local já está sendo preparado para abrigar palco, arquibancadas, grades de proteção e palanque para autoridades. A concentração será na altura da rua Visconde de Nassau e a dispersão na rua Piratininga.

INTERDIÇÃO   A Secretaria de Trânsito e Segurança interditou um trecho da avenida Horácio Racanello Filho, no Novo Centro, para dar início aos preparativos para o tradicional desfile comemorativo ao aniversário da cidade.
   Os palanques começaram a ser montados na quarta-feira (8) em um terreno ao lado do Terminal Municipal. Esse trecho ficará interditado até domingo (12), às 12 horas, quando será feita a desmontagem dos equipamentos.
   E no dia do desfile, sexta-feira (10), a concentração terá início às 18 horas, quando serão interditadas as duas pistas da avenida Horácio Racanello Filho, entre a avenida Paraná, passando pela rua Visconde de Nassau, avenida Duque de Caxias, avenida Herval, até a rua Piratininga.
   Nesta data, as vias tranversais também serão interditadas (avenida Paraná, rua Visconde de Nassau, avenida Duque de Caxias, avenida Herval e rua Piratininga) no trecho entre a Tamandaré e a João Paulino Vieira Filho.
   O desfile terá duração média de 2 horas e a desmontagem dos equipamentos vai começar logo após o final do evento. As vias transversais serão liberadas após às 22 horas e o trecho da Horácio Racanello entre as avenidas Duque de Caxias e Herval ficará livre a partir das 23 horas.
 Somente uma pequena parte da avenida vai permanecer interditada para a desmontagem dos equipamentos, que será concluída no domingo (12).
   A orientação é para que os motoristas evitem trafegar pelas vias transversais à avenida Horácio Racanello nas proximidades do Terminal Municipal nesses dias. Agentes da secretaria vão trabalhar orientando a população.

DO SERTÃO PRA MARINGÁ
   Primeiramente os nordestinos se instalaram na área rural, em sítios e fazendas, atividades tipicamente populares e desprovidas de status social, porém, dotadas de importância para a contrução do município.
   Num segundo momento, com o aparecimento da cidade, eles se concentraram principalmente na Vila Operária. A partir da década de 1960 o Jardim Alvorada passa a conter também essa população, chegando inclusive a ter várias ruas com nomes de estados do nordeste. O bairro Mandacarú tem essa denominação em tributo à planta típica da região nordestina.
   Continua se destacando a presença de nortistas e nordestinos, principalmente baianos, pernabucanos e cearenses.
   É destaque também a herança cultural que perdura até hoje, como Feiras, Festas Juninas, Gastronomia e a música contagiante do rítmo nordestino.
   Até mesmo o nome da cidade foi inspirado em uma canção, Canção a Maringá, do compositor e médico Joubert de Carvalho (1932), cuja letra conta a vida retirante da cabocla paraibana denominada Maria do Ingá para o Sul do Brasil.

ORDEM DO DESFILEComissão de Frente – Ala dos Cangaceiros
Comissão de frente em homenagem a Maria Bonita e Lampião,  principais ícones da história cultural nordestina composta por  bailarinos e atores
1ª Ala –  Carro Alegórico “O Sertão”
Esta Ala será representada por um carro alegórico representando uma típica paisagem do nordeste;
2ª Ala – “Os Retirantes”:
A representação dos retirantes nordestinos que vieram para Maringá em um carro pau de Arara. Os personagens são alguns pioneiros nordestinos e atores;
3ª “ A Retirante que mais dava o que falar...”
Ala em Homenagem a Maria da Ingá, composta por bailarinas;
4ª Ala - Carro alegórico – “ As Mãos”
Homenagem a todos os trabalhadores que enfrentaram todos os perigos no processo de colonização de Maringá. As mãos simbolizam a ferramenta mais importante neste processo;
5ª Ala - Desmatamento
Uma composição coreográfica e cenográfica simbolizando o trabalho braçal dos pioneiros no desmatamento da floresta para formação da cidade de Maringá;
6ª Carro Alegórico – Maringá no início da Colonização
Representação da 1º casa construída no processo de colonização de Maringá;
7ª Ala “ O Arraial do Sertão”
Ala representando a  Festa mais  Popular do  Nordeste, composta por bailarinos;
Fechamento com “A Quadrilha”, composta por dançarinos.

Nenhum comentário: