PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, junho 21, 2013

PERDIDOS NO ESPAÇO (Fala, Dr. Smith !)

21/06/2013 - 11h56

Análise: Sem convicção, Dilma olha para o teto e lembra o Lula de 2005



EDUARDO SCOLESE
COORDENADOR DA AGÊNCIA FOLHA

País em protesto






No auge da crise do mensalão, em 2005, o então presidente Lula fez um dos discursos mais importantes e ao mesmo tempo titubeantes de seu mandato. Foi uma fala toda lida, e a cada interrupção para respirar (foram várias), um olhar perdido para o teto da sala de reunião da Granja do Torto.

Nesta semana, a presidente Dilma aproveitou um evento oficial para falar sobre as manifestações históricas nas ruas do país. A cada interrupção do discurso, também lido, um olhar para o teto do Palácio do Planalto ("O Brasil hoje acordou mais forte" e "Essas vozes das ruas precisam ser ouvidas", disse, por exemplo).



Em situações históricas distintas, mas ao mesmo tempo adversas e de tensão, os gestos parecidos sugerem momentos de insegurança dos dois presidentes.

Em 2005, naquele dia, Lula falou o que ele e seus assessores achavam que era o mais apropriado para aquele momento, mesmo sem convicção no texto que lia ("Quero dizer a vocês, com toda a franqueza, que eu me sinto traído" e "Nós temos que pedir desculpas", afirmou, por exemplo).


Reprodução/Youtube/PalaciodoPlanalto/Jorge Oliveira
Dilma e Lula dirigem olhares perdidos para o teto durante discursos em momentos de crise
Dilma e Lula dirigem olhares perdidos para o teto durante discursos em momentos de crise


Passada aquela crise, o então presidente descartou tudo o que disse naquele 12 de agosto. Lula nunca revelou quem o teria traído e passou a negar com veemência a existência do mensalão.


Assim como naquele caso de Lula, a fala de Dilma também deixou uma imagem de pouca convicção. O olhar para o teto indicou a situação de uma presidente que, em meio à crise das ruas, teve que deixar o Palácio do Planalto, pegar um voo e ouvir a opinião do ex-presidente Lula em SP.

No atual governo, sempre em meio a crises do Planalto com o Congresso, fala-se sobre a necessidade da presidente mudar sua relação com deputados e senadores. Conversar mais e tomar mais cafezinhos com eles.

Também na recente crise indígena, com uma morte em MS, lembrou-se da interlocução quase que inexistente da presidente com esses grupos.

Agora, pode ser que a atual explosão das ruas leve Dilma a começar a ouvir os movimentos populares de verdade, e não aqueles atrelados diretamente a partidos e aos sindicatos pelegos.

Saber deles as queixas reais dos grotões e das periferias, desde índios e ribeirinhos afetados por uma ferrovia do PAC até os moradores mais excluídos do simbólico barril de pólvora do entorno de Brasília.

Uma oportunidade para a presidente, quem sabe, ganhar fôlego e convicção para responder à atual conturbação das ruas diretamente para as câmeras, como faz nas propagandas do PT, e não para o teto do Planalto.

+ CANAIS

Nenhum comentário: