PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, maio 24, 2013

O FUTURO A ELE PERTENCE [Eparrê Oyá!]

24/05/2013
Barroso vence forte disputa pelo Supremo


O advogado e jurista Luís Roberto Barroso venceu a disputa mais acirrada
dos últimos dez anos para o Supremo Tribunal Federal e foi indicado, ontem,
pela presidente Dilma Rousseff, para ocupar a vaga aberta há 188 dias com a
aposentadoria do ministro Carlos Ayres Britto.
Após aprovado pelo Senado, Barroso poderá participar do julgamento dos embargos do mensalão, mas estará impedido de votar sobre os royalties do petróleo. Ele será o relator do mensalão mineiro e vai compor a "bancada da Uerj" no STF, com Joaquim Barbosa e Luiz Fux. Embora não seja fortemente ligado a um político, sua indicação pode ser vista como uma vitória do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).

Barroso vence disputa mais acirrada do STF nos últimos dez  anos


Por Juliano Basile e Bruno Peres | De  Brasília

O advogado e jurista Luís Roberto Barroso venceu a disputa mais  acirrada dos últimos dez anos para o Supremo Tribunal Federal (STF) e foi  indicado, ontem, pela presidente Dilma Rousseff, para ocupar a vaga que foi  aberta há 188 dias com a aposentadoria do ministro Carlos Ayres  Britto.


Uma vez aprovado pelo Senado, onde deverá passar por sabatina na  Comissão de Assuntos Econômicos, Barroso poderá participar do julgamento dos  embargos do mensalão, mas estará impedido de votar a legislação sobre os  royalties de petróleo por ter ingressado com ação em defesa do Estado do Rio de  Janeiro. Barroso será o relator da ação penal do mensalão mineiro - processo que  vai herdar diretamente do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa - e vai  compor ao lado dele a bancada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)  no STF que conta também com o ministro Luiz Fux.


"Recebi muito honrado a indicação para o STF da presidente Dilma Rousseff",  afirmou Barroso. "Fico feliz com a perspectiva de servir ao país e de retribuir  o muito que recebi. Aguardo, com serenidade, a próxima etapa que é a apreciação  do meu nome pelo Senado", completou. O advogado disse ainda que não recebeu  "nenhum pedido especial" do Palácio do Planalto como condição para ingressar no  STF.

O processo de escolha foi disputadíssimo. Até o início da tarde de ontem,  interlocutores da presidente acreditavam que Luiz Edson Fachin, professor  titular de direito civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), seria o  indicado. Fachin contou com o apoio da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi  Hoffmann, que pretende disputar o governo paranaense, no ano que vem.

Embora Barroso não esteja ligado umbilicalmente a nenhum político, a  indicação pode ser vista como uma vitória do governador do Rio, Sérgio Cabral  (PMDB). É a segunda vez que Dilma indica um jurista do Rio para o STF com o  apoio de Cabral. A primeira foi Luiz Fux, que, em dezembro, concedeu liminar  para suspender a tramitação no Congresso dos vetos à legislação dos royalties,  atendendo a um pedido feito por parlamentares do Rio. Fux foi indicado em  janeiro de 2011, no primeiro mês de governo de Dilma.

A escolha de Barroso superou também a indicação feita pelo advogado-geral da  União, ministro Luís Inácio Lucena Adams. Adams defendeu o nome do tributarista  Heleno Torres. Por duas vezes, a presidente esteve próxima de indicar Torres. 
Na  primeira, no fim do ano passado, o Palácio do Planalto recuou quanto à indicação  de Torres após a deflagração da Operação Porto Seguro da Polícia Federal, que  investigou suposta venda de pareceres por integrantes da AGU. No começo deste  ano, o nome de Torres voltou a ser cogitado após ele obter recomendações  favoráveis do ministro Ricardo Lewandowski. No entanto, a informação de que  Torres seria escolhido foi antecipada pela imprensa, o que irritou a presidente,  que recuou da indicação.

A escolha para o STF também marcou uma vitória pessoal de Barroso. Quando  chegou ao Palácio do Planalto, por volta das 11h30 da manhã de ontem, para se  reunir com a presidente Dilma, o jurista completou uma trajetória em que superou  um câncer para chegar ao STF.

Barroso foi diagnosticado com câncer no esôfago, há pouco mais de um ano.  Tentou vários tratamentos, inclusive nos Estados Unidos, onde a doença foi  identificada. O jurista fez várias viagens a São Paulo na tentativa de obter a  cura. Diante de dificuldades Barroso recorreu até a um curandeiro no interior de  Goiás. Surpreendentemente, foi após participar de sessões com o curandeiro que  ele começou a melhorar e se recuperou por completo.

No período de pouco mais de um ano, Barroso saiu de uma doença quase fatal  para a Corte mais importante do país, que tanto desejava. Quatro horas depois do  encontro com Dilma, o Palácio do Planalto confirmava a sua indicação. Mas a  escolha de Barroso não veio rapidamente. Apesar de morar no Rio, o advogado  mantém uma casa em Brasília, perto da Ponte JK, a menos de dez minutos de carro  do STF. A residência foi adquirida quando o nome de Barroso passou a ser  cogitado para o Supremo. Barroso foi alertado por colegas que, para ocupar uma  vaga no Supremo, seria melhor morar em Brasília e participar mais ativamente do  dia a dia dos tribunais superiores. Ele é vizinho, em Brasília, de Roberto  Caldas, juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que também teve o nome  cogitado para o STF.

Nos últimos anos, Barroso atuou em vários casos importantes no tribunal, como  a defesa da união homoafetiva, a realização de pesquisas com células-tronco e a  permissão de aborto de fetos anencéfalos (com má formação do cérebro). Foi  vitorioso na maioria dos casos sociais, mas perdeu nas grandes causas  tributárias, como a cobrança de Cofins das prestadoras de serviços e o crédito  prêmio de IPI. Barroso também defendeu o italiano Cesare Battisti no STF, caso  em que saiu vencedor. Em alguns momentos, a eloquência de Barroso chegou a  provocar inveja em alguns integrantes da Corte. Mas, na soma dos casos em que  participou, o jurista acabou conquistando a admiração dos ministros. Barroso é  considerado um dos melhores oradores do Brasil. Ayres Britto, a quem Barroso  sucederá, foi um entusiasta de sua candidatura ao STF, desde sempre. Britto vê  em Barroso um humanista, um jurista completo.

Os ministros do STF também elogiaram a escolha. "Eu acho um excelente nome  não só pelas qualidades técnicas como pessoa, mas também pelo fato de que somos  colegas de faculdade na Uerj", afirmou Joaquim Barbosa. "Ele será recebido de  braços abertos como um grande estudioso do direito, um profissional digno de  elogios", disse o ministro Marco Aurélio Mello. Gilmar Mendes classificou como  "bela indicação" da presidente Dilma. "É um jurista qualificado, que tem todas  as condições tanto que seu nome já vinha sendo cogitado quando havia outras  vagas", enfatizou Mendes. "A presidente Dilma acertou trazendo para a Suprema  Corte um jurista de renome, com grande experiência profissional não só na área  acadêmica, mas também como advogado militante. Certamente, a sua presença  enriquecerá os trabalhos da Corte", ressaltou Lewandowski.

Barroso nasceu em Vassouras, no interior do Rio, em 11 de março de 1958. Caso  seja aprovado pelo Senado, ele será o 166º ministro do STF, o quarto indicado  pela presidente Dilma, depois de Fux, Rosa Weber e Teori Zavascki. (Colaboraram Maíra Magro e Leandra Peres)

Nenhum comentário: