PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, maio 24, 2013

STF: O NÚMERO ONZE

24/05/2013
Na Praça dos 3 Poderes: Dilma indica Luís Barroso para o STF

Defensor da causa gay e da manutenção de contratos dos royalties, o advogado Luís Roberto Barroso foi indicado por Dilma para a vaga de Ayres Britto no Supremo.

Barroso, com um pé na Corte

Dilma indica advogado constitucionalista para vaga de Ayres Britto; escolha é elogiada

BRASÍLIA 

Seis meses após a aposentadoria do ministro Ayres Britto, a presidente Dilma Rousseff indicou ontem o advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso, de 55 anos, para a 11ª vaga do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O nome de Barroso começou a circular nas primeiras listas de possíveis indicados, mas o convite só foi formalizado ontem de manhã, quando ele foi recebido pela presidente em audiência no Palácio do Planalto, da qual também participou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Barroso precisa passar por sabatina no Senado, e sua indicação tem que ser aprovada pelo plenário.

- Recebi muito honrado a indicação para o Supremo da presidenta Dilma Rousseff. Fico feliz com a perspectiva de servir ao país e de retribuir o muito que recebi. Aguardo, com serenidade, a próxima etapa, que é a apreciação do meu nome pelo Senado Federal - disse Barroso.

Sua escolha foi comemorada no meio jurídico. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, elogiou a indicação. Barroso será o titular do antigo gabinete de Barbosa, hoje na presidência do tribunal.

- É um excelente nome - disse o ministro, lembrando que os dois são professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A atuação profissional de Barroso foi destacada pelo ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do STF:

- É um grande advogado, um defensor dos direitos humanos, tecnicamente impecável. Ele trará certamente grandes contribuições aos trabalhos da Corte. Ademais é um tribuno de escol, um grande orador. Tem uma oratória, uma didática muito eficiente e muito convincente. É uma ótima escolha - afirmou Lewandowski.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o ministro do STF Marco Aurélio Mello e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, também elogiaram a indicação de Barroso.

- Será recebido de braços abertos. É um grande estudioso do Direito, um profissional digno de elogios - disse Marco Aurélio.

- Barroso reúne todos os requisitos para esta nobre missão, por sua competência, seu profundo conhecimento das leis e da realidade brasileira, além de seu exemplo de conduta como profissional comprometido com os preceitos republicanos - disse Furtado.

Defesa de Battisti e da causa gay

Nascido em Vassouras (RJ), Barroso é conhecido no meio jurídico por suas posições liberais e humanistas. Nos últimos anos, atuou em julgamentos polêmicos, como os das pesquisas com células-tronco e da união homoafetiva, além de defender o ativista italiano Cesare Battisti, que corria o risco de ser extraditado do Brasil. Segundo a página do STF na internet, há 7.841 processos aguardando-o. Entre eles, o do mensalão do PSDB mineiro, precursor do mensalão petista.

Logo depois da definição da escolha de Barroso, Dilma conversou por telefone com o vice Michel Temer e depois pediu ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que assumirá hoje interinamente a Presidência da República, pressa na análise da indicação. Para a escolha, porém, Dilma não teve pressa. 

Na história recente do STF, essa foi a indicação que mais demorou para ser feita. Entre a publicação da aposentadoria de Ayres Britto no Diário Oficial e a indicação de Barroso passaram-se 188 dias. A indicação do ministro Luiz Fux, em fevereiro de 2011, ocorreu 184 dias após a aposentadoria de Eros Grau.

O nome de Barroso foi anunciado ontem à tarde, depois que circularam informações sobre a escolha do professor Luís Edson Fachin para a vaga. 

No mês passado, vazou a informação de que a vaga seria preenchida pelo advogado Heleno Torres, que chegou a se encontrar com Dilma. Às 16h, em nota oficial, o Planalto confirmou o nome de Barroso. A nota diz que Barroso "cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura no país". Dos 11 integrantes do STF, Barroso será o quarto indicado por Dilma. Além de Fux, ela escolheu Teori Zavascki e Rosa Weber.

- A presidente foi bastante cautelosa e criteriosa, afinal trata-se de um cargo vitalício - disse o ministro da Justiça à TV Globo News.

O ex-presidente do STF e ministro aposentado Sepúlveda Pertence disse que Barroso é um dos mais qualificados juristas para ocupar o posto:

- A presidenta Dilma optou por um nome que há anos grande parte da opinião jurídica brasileira já havia reconhecido, como homem e como jurista, um dos mais qualificados para ocupar o cargo de ministro do Supremo - afirmou.

Segundo o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, o mundo jurídico está em festa:

- Num momento em que se questionam tanto influências políticas nas indicações dos ministros, o que mais o valoriza é sua formação humanista, seus méritos acadêmicos e participação nas decisões mais importantes do STF.

Nenhum comentário: